Com o objetivo de aprimorar conhecimentos e aprender mais sobre a apresentação de projetos e captação de recursos federais, servidores municipais de Portelândia e Doverlândia e também da Unifimes, estão participando nesta semana, no período de 10 a 14 de julho, do Curso de Capacitação em Gestão de Convênios através do Siconv. O referido curso está sendo ministrado na Unidade I da Unifimes.

A capacitação promove o intercâmbio de informações entre os profissionais de outros municípios e reforça um dos compromissos das gestões das prefeituras com a melhoria das condições de trabalho e ainda a qualificação do corpo técnico e faz parte do treinamento em função do projeto de extensão da Unifimes de prestação de assessoria técnica de engenharia para prefeitura de Portelândia.

O curso, realizado através da I9 Treinamentos (www.i9treinamentos.com), apresenta o passo a passo de todo o processo de captação, formalização, execução e prestação de contas, abordando os principais módulos do SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, com ênfase na execução de convênios.

Traçado para facilitar apresentações de projetos aos programas ofertados pelo Governo Federal, o sistema faz parte do Portal dos Convênios, que gerencia os atos de celebração, alteração, liberação de recursos, acompanhamento e fiscalização da execução e a prestação de contas dos convênios.

Conduzido pelo consultor Murillo de Miranda Basto Neto, o curso tem aulas práticas em ambiente de treinamento para estudo de casos concretos e simulações em ambiente de capacitação. Durante o treinamento são abordadas vertentes que movimentam o Siconv, como captação de recursos, auxiliar na elaboração de projetos e facilitar a execução e aplicação dos recursos.