Nesta noite, a partir das 19h00m, a FIMES receberá pela primeira vez a visita do Senador da República Demóstenes Torres, de Goiás.
    O Senador virá para ministrar palestra sobre os 20 anos da Constituição da República Federativa do Brasil aos acadêmicos do Instituto de Ciências Administrativas e de Informática (ICADI), que abrange os cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Direito, Marketing e Venda e Sistemas de Informação e foi estendio a todos os demais cursos e à comunidade em geral.
     Demóstenes Torres é filho de uma numerosa família de 10 irmãos. O estudo do direito está no sangue dos Torres. O irmão mais velho, advogado e brilhante orador, foi decisivo para que o goiano de Anicuns, 46 anos, se tornasse um dos mais importantes juristas do Brasil.
   Demóstenes advogou por curto período. Passado os tempos de faculdade, logo ingressou no Ministério Público do Estado de Goiás. Durante dez anos percorreu as comarcas do interior do Estado, antes da divisão do Tocantins, quando Arraias e Paranã eram cidades isoladas no sertão ermo dos gerais.
   Especializado em Direito Penal e Direito Processual Penal foi eleito em duas oportunidades Procurador Geral de Justiça do Estado de Goiás. Exerceu por duas vezes a Presidência do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça do Brasil.
      Como promotor, Demóstenes teve destaque no Tribunal do Júri enquanto no mandato de Procurador Geral imprimiu ações arrojadas de combate à corrupção e criou a Promotoria Ecológica Móvel do Araguaia, premiada pela ONU.
    Convidado, em 1999 aceitou o desafio de comandar a Secretaria da Segurança do Estado de Goiás. Os resultados positivos de redução da criminalidade vieram com o implemento de políticas de inteligência policial, de patrulhamento ostensivo e de disciplina carcerária.
    Noviciado na política, candidatou-se pela primeira vez em 2002 para senador, sendo consagrado em primeiro lugar nas urnas, com mais de 1,3 milhão de votos.
     Na Casa, Demóstenes Torres tem atuação decisiva na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde é recordista na relatoria das matérias em tramitação. Aprovou, por exemplo, a Proposta de Emenda Constitucional que implanta em todas as escolas de nível fundamental o Ensino em Tempo Integral.
    Tramita no Congresso Nacional um pacote de projetos de lei do senador com a finalidade de endurecer o sistema penal brasileiro.
     Demóstenes entende ser imprescindível acabar com a condescendência legal com o crime.
     Orador privilegiado da Tribuna da Casa, o senador é articulista de vários jornais de Goiás e do Brasil.
     Em quatro anos e meio de mandato é reconhecido pelo Diap entre os congressistas mais influentes do Parlamento brasileiro.
    Colecionador de música, Demóstenes é especialista em MPB, com um acervo que supera 20 mil títulos, entre 78 RPM, LPs, CDs e DVDs. A literatura é a segunda paixão do senador, além é, claro, da defesa ambiental, atividade que Demóstenes realiza com muito prazer.
      Homem da lei, o senador tem o DNA da Justiça.
      Venha prestigiar este momento único na história da FIMES!

Fonte: Departamento de Comunicação
FIMES