No Chile e na Argentina o ensino médio é obrigatório, além do fundamental, o que representa 12 anos de escolaridade pública. No Brasil, até 2010, com a ampliação do ensino fundamental, serão nove anos de ensino obrigatório. Mesmo sem a exigência do ensino médio, o governo brasileiro ampliou para os alunos desta etapa os benefícios antes destinados apenas aos alunos do ensino fundamental.
     "Criamos condições para que mais alunos tenham acesso ao ensino médio, com medidas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o livro didático, a merenda escolar e a bolsa-família para alunos do ensino médio", disse a secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, na quarta-feira (3), durante o Seminário Internacional Ensino Médio – Direito, Inclusão e Desenvolvimento. O Fundeb foi reformulado, lembrou. Antes, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) destinava recursos apenas à educação fundamental.
     Além de oferecer condições ao acesso e contribuir para a permanência de mais alunos no ensino médio, a secretária destacou que é preciso repensar o ensino no país. "É preciso pensar um ensino médio que não seja imediatista, utilitarista e pragmático", afirmou. Na visão de Pilar, é na adolescência que os jovens estão descobrindo suas habilidades e é preciso que a escola seja um espaço de experimentação. "O aluno precisa saber o que é física, química, biologia, mas também o que é o mundo do trabalho, do esporte", exemplificou. Só com a possibilidade de experimentar diferentes áreas, acredita, é que o jovem terá condições efetivas de escolha.
     Outro problema do ensino no país hoje, disse Pilar, é que a escola não dialoga com o mundo atual e o aluno se sente um estrangeiro no ambiente escolar. "Discutir ensino médio é discutir acesso ao conhecimento contemporâneo. Hoje, os meninos são digitais e a escola é analógica", afirmou.
    De acordo com a secretária, a escola contemporânea tem que fazer sentido e ter significado na vida do aluno. "Sem isso, estamos apenas treinando meninos e meninas para decorar fórmulas".

Fonte: MEC
Acessado em 08/09/2008