Tradicionalmente a recepção dos novos acadêmicos é denominada SEMANA DO CALOURO ou CALOURADA.

Na FIMES será realizada a XXV Semana do Calouro, uma forma diferenciada de apresentar a Instituição aos novos acadêmicos e reunir em um único momento todas as informações relevantes para o bom andamento das atividades acadêmicas.
    Para esclarecer algumas dúvidas em relação à Semana do Calouro conversamos com a Coordenadora de Marketing da FIMES, Prof. Karla Irigaray Borges.
    DC – Quem participa das atividades desta Semana?
    Karla – A semana é direcionada para os novos acadêmicos (calouros), ou seja, os matriculados no 1º semestre dos cursos da FIMES.
    DC – A presença do calouro é obrigatória?
    Karla – Na Faculdade nada é obrigatório, mas a participação deve ser efetiva desde o primeiro dia. Diante disso, todos os anos, aos que participam da Semana do Calouro é concedido um Certificado que vale como horas atividades complementares.
    DC – Depois das atividades da Semana do Calouro as aulas serão normais?
    Karla – A princípio sim. Porém isto deve ser resolvido no decorrer da realização das atividades. Mas todos devem vir preparados para as aulas, afinal o ano letivo acadêmico já começou.
    DC – Você tem alguma dica para os calouros?
    Karla – É importante afirmar que todos devem vir com um espírito participativo. Existe toda uma preparação para recepcioná-los é importante sua participação. Como dica deixo a seguinte: não falte, pois quem sairá perdendo é você!
    “É importante ressaltar que na FIMES é proibido o TROTE TRADICIONAL (cortar cabelo, pintar, bater, ….), porém é permitido que os veteranos realizem TROTES CULTURAIS, SOCIAIS, dentre outros” afirmou a Coordenadora de Graduação, Prof. Msc Irondina de Fátima Silva.
    “O objetivo do Trote é a integração dos acadêmicos e não uma cerimônia de ‘introdução’ a um novo ambiente por meio de atitudes grosseiras e violentas” explicou Prof. Irondina.
    O cronograma de atividades da Semana do Calouro é a seguinte:
02/02 (segunda-feira)
Abertura Oficial da Semana do Calouro – 18:30h.
Apresentação do Vídeo Institucional.
Apresentação do Coral FIMES.
Fala da Coordenadora de Graduação – Prof. Irondina
    Palestra – A DIFERENÇA ENTRE ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE – proferida pelo Prof. Fábio Longhi

03/02 (terça-feira)
    Apresentação da Estrutura Física e Organizacional da FIMES para os novos acadêmicos, proferida pela Prof Karla Borges
Apresentação dos Chefes de Departamento – DEINFO, BIBLIOTECA, SECRETARIA, CONTABILIDADE ACADÊMICA, RECURSOS HUMANOS, PESQUISA E EXTENSÃO, PÓS-GRADUÇÃO e INDEP
Esclarecimento de Dúvidas – Financiamento Estudantil; acesso à internet; acesso aos Livros da Biblioteca; datas de pagamento; requerimentos na secretaria; pesquisas; ….

04/02 (quarta-feira)
    Atividades com os Coordenadores de Cursos (individuais) em sala de aula.
    Participam deste momento os Coordenadores de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Florestal e Sistemas de Informação.

Fonte: Departamento de Comunicação / FIMES