De acordo com o disposto pelo Ministério de Estado da Educação – MEC no art.11 da Lei 10.861/04, cada instituição de ensino superior deve constituir uma Comissão Própria de Avaliação com as funções de coordenar e articular o seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações.
     Todas as Comissões Próprias de Avaliação (CPA) são cadastradas no INEP, como a primeira etapa de uma interlocução sistemática e produtiva com vistas à efetiva implementação do SINAES.
     A CPA deve contar, na sua composição, com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e, também, da sociedade civil organizada.
   As definições quanto à quantidade de membros, forma de composição, duração do mandato, dinâmica de funcionamento e modo de organização das CPAs serão objeto de regulação própria e aprovadas pelo órgão colegiado máximo da instituição.
    Os objetivos da Auto-Avaliação da FIMES são:
•    Subsidiar a comunidade acadêmica para o planejamento e a tomada de decisões, no processo de melhoria da qualidade nas diversas dimensões da vida acadêmica;
•    Conhecer em profundidade os pontos fortes e fracos da Instituição a fim de orientar a correção de rumos e o redimensionamento dos caminhos da FIMES;
•    Contribuir para a definição de políticas e a construção de uma cultura institucional de valorização da avaliação;
•    Desenvolver um processo criativo de autocrítica permanente entre a comunidade acadêmica para a melhoria da qualidade do saber acadêmico, administrativo e para a cidadania;
•    Promover a transparência pela publicação do desempenho da Intituição em relação a processos e produtos acadêmicos e administrativos;
•    Possibilitar a redefinição constante dos objetivos institucionais, a fim de sintonizar a FIMES com os desafios, anseios e necessidades do mundo contemporâneo e da sociedade regional;
•    Produzir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento da qualidade institucional;
•    Desencadear um processo pedagógico de aprendizado do saber/fazer acadêmico da Instituição e o relacionamento dialético entre a avaliação e o planejamento institucional.
     O resultado da Auto-avaliação do biênio 2006/2008 está disponível para consulta no site da FIMES – www.fimes.edu.br – no link ‘Departamentos’, na subseção ‘CPA’, click em RESULTADOS.
     “Agora cabe a cada Coordenador de Instituto, de Curso ou de Departamento analisar os dados e identificar o que os acadêmicos, professores, funcionários e a sociedade têm de interesse  e necessidade, buscando alternativas para melhorar os índices” esclareceu a Coordenadora da Pesquisa, Prof. Marilaine de Sá Fernandes, Coordenadora do INDEP/ FIMES.

Fonte: Departamento de Comunicação / FIMES