As professoras Ita de Fátima Silva Assis, Reitora da UNIFIMES, Juliene Rezende Cunha, Pró-Reitora de Graduação, e Irondina de Fátima Silva, Diretora de Pós-Graduação e Expansão, participaram do 54º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM, ocorrido no período de 07 a 10/05, na cidade de Campos do Jordão – SP.

Na noite do dia 07 ocorreu a abertura com uma cerimônia solene e que contou com a participação de mais de 130 líderes de instituições públicas.

No dia 08/05 ocorreram várias palestras, sendo a primeira "Os desafios da consolidação do Sistema Nacional de Educação", ministrada pelo Diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC; na sequência os Deputados Federais Cleber Verde (MA) e Alex Canziani (PR) discorreram sobre "A Atuação da Frente Parlamentar – iniciativas e propostas". Dando continuidade, o palestrante Anderson de Souza Santa ministrou uma palestra sobre "Desenvolvimento de Lideranças: movimentos, abordagens e tendências".

No período da tarde houve relatos de experiências vividas por várias IES, sendo um dos temas abordados: "O desafio de melhorar a comunicação interna".

A seguir ocorreu a palestra: "Sistemas de informação e de conhecimento disponíveis no país e seu impacto na gestão das instituições de ensino superior, estaduais e municipais."

No final da tarde, houve a assinatura de um Termo de Adesão com o Santander Universidades, das IES afiliadas à ABRUEM, que permite a concessão de bolsas de ensino para alunos de graduação das universidades afiliadas.

Ocorreu a votação da inclusão dos Centros Universitários como membros efetivos da ABRUEM, sendo que a UNIFIMES foi a 1ª IES a fazer este pleito.

Houve ainda a eleição da nova presidência da ABRUEM para o biênio 2014/2016, sendo eleita para Presidente a Reitora Adélia Maria Pineheiro da UESC e para Vice-Presidente o Reitor Aldo Nelson Bana, da UNICENTRO.

No dia 09/05, a primeira palestra foi "Parâmetros da Avaliação Institucional para as Universidades." A seguir foi realizada a apresentação de Projetos educacionais que resgatam a cidadania transformando vidas"; a segunda palestra foi "A excelência na gestão", ministrada pela consultora do Movimento Alagoas Competitiva, Nádia Corso.
No período da tarde foram feitos os relatos de experiências vividas nas Universidades UEL, UNITAU e UENF.

A seguir, foi realizada a palestra "Rede nacional de pesquisa e gestão de identidade", com a Gerente de Relacionamento com Clientes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN).

A última  palestra foi sobre "Os limites e as possibilidades de fomento para as Universidades Estaduais e Municipais" proferida por Guilherme Sales Soares, do CNPQ.

No final do fórum foi aprovada a carta de reivindicações e moções do 54º Fórum da ABRUEM, que levará os principais pedidos das Universidades aos responsáveis. Esta carta será encaminhada ao MEC e à Câmara dos Deputados Federais, a fim de melhorar a qualidade do ensino superior do país.