A Reitora do Centro Universitário de Mineiros- UNIFIMES, professora Ita de Fátima Dias Silva, esteve participando na manhã desta sexta-feira (01) da Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde. O evento está sendo realizado no Centro Catequético Dom Mathias durante todo o dia de hoje e é uma realização da Prefeitura de Mineiros, por meio da Secretaria de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Durante seu discurso a reitora da Unifimes destacou o compromisso da instituição em formar profissionais mais humanos diante das fragilidades dos pacientes e parabenizou o poder público municipal pela dedicação que vem demonstrando com a área da saúde.

A Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) tem como objetivo  traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no Município, Estado e País. O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A realização da conferência é uma ação em defesa do SUS e da democracia. A participação social no Brasil é muito importante, pois, por meio desse processo, a população contribui ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde.

O relatório final da Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) em Mineiros vai gerar subsídios para o planejamento das políticas públicas municipais, estaduais e nacional.