Entre os dias 17 e 20 de abril, aconteceu o 52º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM, realizado em São Luis (MA). E a UNIFIMES esteve representada pela Magnífica Reitora, Profª Ma. Ita de Fátima Silva Assis, juntamente com a Profª Irondina de Fátima Silva.

No decorrer do Fórum foram debatidos temas relevantes com a participação de representantes do CNPQ, Senado Federal, Câmara Federal, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, SETEC/MEC e CNE.

O tema do Fórum foi "O desafio das Universidades Brasileiras: formação de pessoal para atuar nas novas áreas de desenvolvimento do país.

Sub-tema: Perspectivas de financiamento para as universidades públicas estaduais e municipais.

Foi destacado a importância das Universidades Estaduais e Municipais como locus destinados à prover cada Unidade Federativa, distinta e diferenciadamente, com o estoque do conhecimento para atender ao bem estar coletivo.

A temática em discussão teve como objetivo chamar a atenção das universidades e da academia científica, para a importância de um estudo da carência em termos de profissionais capacitados e a necessária adequação do nosso sistema educacional à crescente demanda nessas áreas.

Outro assunto debatido foi a questão dos desafios da autonomia universitária destacando que autonomia não é soberana. A autonomia está inserida em um sistema de leis e normas a nível federal, estadual e municipal. Não existe autonomia sustentável sem coerência com a legislação. A autonomia universitária não se consegue de forma permanente e definitiva, pois ela é resultado de um processo político que se consolida a cada dia.

No segundo dia foi feita uma explanação sobre os Programas de Apoio à Inovação Tecnológica no Brasil destacando os principais programas desenvolvidos no país que incentivam a educação, a inovação e o empreendedorismo para a construção de novos conhecimentos voltados para a área tecnológica, apresentando dados para o desafio da ciência, tecnologia e inovação.

Foi falado também sobre o programa "Ciência sem Fronteiras" que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Destacou-se também a necessidade de se consolidar um Programa de Mobilidade Interna da ABRUEM, objetivando levar estudantes de Universidades ligadas à associação, a estudarem em instituições diversas do Brasil. "A expectativa é que no próximo Fórum da ABRUEM, já se tenha uma minuta que define o acordo de funcionamento e que seja assinado pelas universidades que desejarem participar do Programa, de maneira que, em 2014, possamos iniciar os processos de mobilidade", afirmou o Reitor Júlio César da UNESP.

Por fim, no último dia do Fórum, foi realizada uma mesa redonda com a participação dos Senadores Inácio Arruda, Edson Lobão Filho, dos deputados federais Cleber Verde, Waldir Maranhão, Sétmo Waquim e Lourival Mendes, bem como a vereadora Rose Sales. Destacou-se a criação da Frente Parlamentar mista que foi instalada no dia 06 de março deste ano, em defesa das Universidades Estaduais e Municipais. As lideranças políticas presentes firmaram compromisso de colocar no orçamento da União a possibilidade de garantir recursos para que os reitores possam investir em suas universidades.

As manifestações destas lideranças nos enche de esperança de dias melhores para as instituições estaduais e municipais.

No sábado, dia 20/04, tivemos um encontro com as ex-alunas do curso de Engenharia Florestal da UNIFIMES, Muriel Melo de Jesus que presta assessoria a uma empresa multinacional na cidade de Alcântara, e Juliana Vaz de Souza, assessora na SEMAR do Maranhão. Ambas estão felizes com os seus trabalhos e vão se consolidando profissionalmente com muita competência. Parabéns aos professores e coordenação do curso pela formação consistente de seus alunos.

Às nossas ex-alunas, desejamos sucesso. Foi muito bom estar com elas no Maranhão.

Profª Ma. Ita de Fátima Silva
Reitora do Centro Universitário de Mineiros