O famoso “.br” dos endereços nacionais está fazendo aniversário. O registro de internet brasileiro completa 20 anos em abril.
     Atualmente, existem 1,6 milhão de domínios registrados no país, o que dá ao Brasil o sexto lugar em volume de registros no mundo. As informações são do Comitê da Internet no Brasil (CGI.br), entidade responsável por coordenar as iniciativas de serviços da rede no país.
    O domínio começou a ser utilizado em 18 de abril de 1989, após Jon Postel, o IANA (Internet Assigned Numbers Authority) da internet na época, delegar à classe acadêmica brasileira em redes a gestão do domínio de topo.
    O “.br” iniciou seu uso antes mesmo da conexão brasileira à internet, que só aconteceu em 1991. O domínio identificava as máquinas que participavam das redes dos acadêmicos.
   No início, o registro era feito manualmente pelo Registro Brasileiro, operado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Até então, as redes mais usadas pela academia brasileira eram a BITNET, a HEPnet e a UUCP.

Fonte: www.olhardigital.com.br
Acessado em 23/04/2009