De acordo com um relatório da The Nielsen Company "Global Faces and Networked Places" (Faces Globais e Lugares Plugados) disponibilizado recentemente, os Member Communities, ou seja, as redes de relacionamento e blogs se tornaram a quarta categoria online mais popular da Web.
     Visitados por mais de dois terços (67%) da população online mundial, o setor apresenta crescimento duas vezes maior que qualquer outro dos quatro maiores segmentos – busca, portais, software para PC e e-mail. Para se ter noção, um em cada 11 minutos online no mundo é decorrente dos Member Communities.
      Segundo John Burbank, CEO da Nielsen Online, "redes de relacionamento têm se tornado uma parte fundamental da experiência online mundial". "As redes de relacionamento irão continuar a alterar não só o cenário online mundial, mas a experiência do consumidor. Este estudo mostra como".
      Alex Burmaster, autor do estudo e Diretor de Comunicações através da EMEA para a Nielsen Online, declarou que "as redes de relacionamento não estão apenas crescendo rapidamente, mas também evoluindo em abrangência de audiência assim como adquirindo novas funções".
      Ainda de acordo com a pesquisa, a audiência das redes de relacionamento e blogs está se tornando mais diversificada em termos de idade. O maior aumento nos visitantes dos sites Member Community no mundo vem do grupo com 34-49 anos de idade.
 
Facebook
     O Facebook é a segunda maior rede social norte-americana e vem ganhando espaço no mundo todo.
     De acordo com o relatório da Nielsen, o site é acessado por três em cada 10 pessoas online por mês, em nove mercados onde a Nielsen pesquisa o uso da rede de relacionamento.
     Já no Brasil, o Orkut possui o maior alcance online doméstico (70%) se comparado a qualquer outra rede de relacionamento nestes mercados.
     O relatório fornece insights sobre a constante mudança no tamanho e composição da audiência da rede de relacionamento global e sobre a crescente participação do tempo na internet que isto representa. O estudo também analisa como os principais provedores estão convivendo e o que os publicitários e editores podem fazer para tirar vantagem deste fenômeno de rede de relacionamento.

Fonte: www.olhardigital.com.br
Acessado em 13/04/2009