A utilização de recursos didáticos práticos no processo de ensino pode possibilitar a aprendizagem dos alunos de forma mais significativa, ou seja, no objetivo de tornar os conteúdos apresentados pelo professor mais contextualizados, propiciando a ampliação de conhecimentos já existentes ou a construção de novos conhecimentos. Com a utilização de recursos didáticos diferentes os alunos compreendam melhor os conteúdos e desenvolvem sua criatividade, sua coordenação e habilidades.

Neste contexto, durante todo o ano, mas especialmente nas semanas de setembro, sob supervisão da Médica Veterinária Lara Giovana Diniz, os alunos do curso de Medicina Veterinária e discentes participantes do NEPRA (Murilo Resende Silva, Laura Fernandes, Bruna Guimarães e Thiago Rezende) fizeram o amochamento e dermorrafia (descorna) do rebanho leiteiro da Fazenda Experimental Luís Eduardo de Oliveira Salles – FELEOS.

Tal prática é frequente em todo o mundo, inclusive nas atividades que a fazenda desenvolve e tem por justificativa evitar a ocorrência de lesões e acidentes entre os animais e aos tratadores. Além disso, permite que maior número de animais tenha acesso ao comedouro, facilidade de manejo e transporte e diminuição da competição e dos comportamentos de dominância.

O NEPRA é um Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão que nasceu com o objetivo de promover e incentivar a pesquisa, o ensino e a extensão na área de Produção Animal entre discentes e docentes dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da UNIFIMES. O grupo é coordenado pelos Prof. Dr. José Tiago das Neves Neto, Prof. Me. Andrisley Joaquim Da Silva e Prof. Esp. Manuel Rodriguez Carballal.