O curso de bacharelado em Educação Física do Centro Universitário de Mineiros, sob a coordenação do Prof. Me. Evandro Salvador A. Oliveira, realizou, entre os dias 4, 5 e 6 de setembro, o II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFIMES. 

O Simpósio, que é fruto de um projeto de extensão universitária, trouxe como tema em 2017, “Educação Física, Treinamento e Musculação: relações, tendências e controvérsias”, e foi organizado pelo corpo docente, discente e coordenação do curso de Educação Física, com apoio das diretorias de Extensão, Ensino e Pesquisa e secretária do curso (Letícia Cavalcanti). 

O primeiro dia do Simpósio contou com a participação de parceiros, como a Arena Cross Box e a Companhia de Dança Top Academia. Aconteceu no auditório da Unifimes, localizado no Ipê Shopping, que na ocasião proporcionou ao público várias apresentações, como o Levantamento de Peso Olímpico (LPO), com a Arena Cross Box, a dança de Salão com os professores do curso de Educação Física (coreografada pela Profa. Ma. Suzane Milhomem) e apresentações de dança com a Top Academia.  A conferência de abertura foi proferida pelo Professor Me. Adilson Reis Filho (UFMT/Cuiabá), personal trainer que conquistou uma posição entre os dez melhores profissionais do país no campo do treinamento e da musculação. 

O segundo dia do Simpósio foi marcado por outras apresentações artísticas e esportivas, com apoio dos parceiros Academia Kamae (Portelândia) e Companhia de Dança Top Academia (Mineiros). A estudante de Educação Física, Maria Caroline Rezende, 4ª colocada no ranking mundial na categoria fukugo 18 – 20 anos, apresentou três katas. A Top academia, sob a direção da Profa. Juliana Resende, apresentou quatro coreografias que “sacudiu” o auditório da Unfimes. Após as apresentações aconteceu a mesa redonda temática, com a participação dos Professores de Educação Física de Mineiros, Bruno Varoli e Caroline Rezende (Arena Cross Box), mediada pelo coordenador do curso Evandro Salvador. O tema da mesa, “Crossfit no Brasil: perspectivas e tabus”, foi explorado pelos profissionais e, em seguida, o debate foi ampliado com a participação dos estudantes de Educação Física. Após a mesa redonda temática aconteceu a apresentação de trabalhos em forma de Pôster. 

O terceiro e último dia do Simpósio inaugurou a primeira edição da Gincana Integrada do curso, realizada no Ginásio do Colégio Estadual Polivalente. Os estudantes participaram de competições esportivas e lúdicas, dirigidas pelo professor de recreação do curso, José Martins (Tio Juninho). O encerramento foi marcado por uma confraternização entre os participantes, com um coquetel de frutas.

Segundo a comissão organizadora do projeto, o Simpósio de Educação Física recebeu pessoas de outras áreas, inclusive professores de outras empresas e instituições de ensino. Percebeu-se a participação expressiva dos acadêmicos bacharelandos do curso, que contribuíram com questões provocadoras e indagações muito pertinentes. Para uma completa e sólida formação dos acadêmicos do curso é imprescindível a realização de eventos que articulem ensino, pesquisa e extensão, como a proposta do II Simpósio obteve como desafio. Toda a comunidade da Educação Física da Unifimes aguarda com anseios a próxima edição do evento.