No dia 13 de novembro, sob supervisão da Médica Veterinária Lara Diniz, discentes do curso de Medicina Veterinária realizaram a vacinação do rebanho da Fazenda Experimental Luís Eduardo de Oliveira Salles- FELEOS- contra Febre Aftosa, IBR e BVD.

A vacinação contra febre aftosa é obrigatória em todos os Estados, exceto Santa Catarina. Todas as vacinas são inativadas e acrescidas de adjuvante oleoso. O calendário é determinado pelo MAPA. Em relação às vacinas contra IBR e BVD, recomenda-se a vacinação aos três meses de idade, com reforço após quatro semanas e revacinação anual em dose única. É importante vacinar os animais em reprodução um mês antes do início da estação de monta.

Na bovinocultura brasileira, seja ela de corte ou de leite, devemos nos atentar para todos os fatores que possam prejudicar ou diminuir a produção do animal, como por exemplo as doenças, porém muitas delas podem ser evitadas se os animais forem vacinados, por isso são importantes. A aplicação correta da vacina influencia no resultado e garante a saúde do rebanho.