Foi realizada na noite do último sábado (26/10/19) a estreia do filme “Passagens da vida da gente”, uma produção mineirense que surgiu a partir de uma pesquisa da UNIFIMES, dirigida pela professora Dra. Cíntia de Sousa Carvalho. O documentário foi produzido no âmbito do curso de Psicologia e por integrantes do NEPEM. A estreia ocorreu no Multicine Cinemas (cinema do Ipê Shopping) e contou com a presença de mais de 200 pessoas. Após a exibição, a equipe envolvida realizou um bate-papo com os presentes, falando sobre suas respectivas contribuições para a realização desta obra, a saber: Prof. Dr. Danilo Marques da Silva Godinho, que participou da produção do roteiro, fotografia e montagem; e os acadêmicos de Psicologia Lorena Vaz Ferreira e Wilmar Ferreira Neves Neto, que participaram da pesquisa e da fotografia.

Sobre a produção…

Qual é a sua história? Esta foi a pergunta que impulsionou as conversas realizadas com nove moradores de Mineiros, cidade do interior de Goiás. Das conversas nasceu o filme, que apresenta a escavação das memórias destes personagens, buscando retratar, com delicadeza, a alma de nossa cidade. O encontro com as narrativas produziu um furo no tempo e revelou camadas de histórias esquecidas ou desconhecidas da cultura de nosso povo. Entre causos e piadas, gargalhadas e lágrimas, histórias e épicos da vida cotidiana, foi-se revolvendo o solo das memórias de Mineiros. Sem dúvida, um filme sensível e profundo em que pulsa a vida!

O ano de 2018 foi dedicado aos estudos e à realização das entrevistas com os participantes, personagens do documentário. Já no ano de 2019, o grupo de pesquisa empreendeu esforços para a produção e finalização do filme.

O documentário é produto de um intenso trabalho que durou cerca de um ano e meio, e, para ter se tornado realidade, contou com muitas mãos. Em primeiro lugar, com a contribuição da UNIFIMES, que por meio de sua Diretoria de Pesquisa, financiou o projeto e apostou na potência dessa ideia. Teve ainda a colaboração dos acadêmicos Lorena Vaz Ferreira e Wilmar Ferreira Neves Neto, que foram a força que fez com que o filme fosse possível, bem como Azedão e João Paulo, da Luppi Vídeo que, por detrás das câmeras, captaram o que havia de mais belo em cada entrevistado. Contou ainda com o inestimável apoio do Prof. Dr. Danilo Marques da Silva Godinho, que ofereceu suporte durante todo o processo. Por fim, para a divulgação e produção da pré-estreia, estreia e demais exibições, recebemos apoio de várias empresas e instituições da cidade que abraçaram a ideia: Prefeitura Municipal de Mineiros, Mercadão da Eletrônica, Baruzeiro, Café Souza, Office – Computadores, Papelaria e Móveis para Escritório, A Econômica Tecidos – Calçados – Esportes, Posto São Matheus, Óptica Brasília, Nova Gráfica Globo, Sistema Verde Vale de Comunicação e Multicine Cinemas.

“Como não poderíamos deixar de mencionar, agradecemos ainda a valiosíssima contribuição de cada personagem do filme! Suas histórias, na profundidade e singeleza, possibilitaram que o documentário pudesse expressar, com tamanha força, a história da nossa gente. A concretização desse documentário é a prova viva da importância da universidade para uma cidade, pois, através da ciência e da pesquisa, podemos interferir na realidade, produzir conhecimento e respostas aos problemas sociais”, disseram os produtores.

Para visualizar mais fotos da estreia, clique aqui.