Foi realizada na noite da última sexta-feira (31) a cerimônia de lançamento do filme “Passagens da vida da gente”, uma produção mineirense dirigida pela professora Drª Cíntia de Sousa Carvalho. A solenidade aconteceu no Auditório Central da Unifimes e contou com a presença de várias autoridades do município, além da presença dos personagens que fizeram parte da obra.

Mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento e puderam assistir, em primeira mão, a este filme. Os técnicos envolvidos no trabalho também estiveram na cerimônia, ocasião em que falaram sobre suas respectivas contribuições para a realização desta obra.

Ao final do evento os nove moradores de Mineiros que se tornaram personagens deste filme foram presenteados com uma cópia da obra cinematográfica.

 

Sobre a produção…

Qual é a sua história? Esta foi a pergunta que impulsionou as conversas realizadas com nove moradores de Mineiros, cidade do interior de Goiás. Das conversas nasceu o filme, que apresenta a escavação das memórias destes personagens, buscando retratar, com delicadeza, a alma de nossa cidade. O encontro com as narrativas produziu um furo no tempo e revelou camadas de histórias esquecidas ou desconhecidas da cultura de nosso povo. Entre causos e piadas, gargalhadas e lágrimas, histórias e épicos da vida cotidiana, fomos revolvendo o solo das memórias de Mineiros. Sem dúvida, um filme sensível e profundo em que pulsa a vida!

O ano de 2018 foi dedicado aos estudos e à realização das entrevistas com os participantes, personagens do documentário. Já no ano de 2019, o grupo de pesquisa empreendeu esforços para a produção e finalização do filme.

O documentário é produto de um intenso trabalho que durou cerca de um ano e meio, e, para ter se tornado realidade, contou com muitas mãos. Em primeiro lugar, com a contribuição da UNIFIMES, que por meio de sua Diretoria de Pesquisa, financiou o projeto e apostou na potência dessa ideia. Teve ainda a colaboração dos acadêmicos Lorena Vaz Ferreira e Wilmar Ferreira Neves Neto, que foram a força que fez com que o filme fosse possível, bem como Azedão e João Paulo, da Luppi Vídeo que, por detrás das câmeras, captaram o que havia de mais belo em cada entrevistado. Contou ainda com o inestimável apoio do Prof. Dr. Danilo Marques da Silva Godinho, que ofereceu suporte durante todo o processo. Por fim, para a divulgação e produção da pré-estreia e demais exibições, recebemos apoio de várias empresas e instituições da cidade que abraçaram a ideia: A Econômica Tecidos – Calçados – Esportes; Centro de Ensino de Línguas da UNIFIMES; Dedicar – Reforço Escolar; NEPEM (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Multidisciplinar da UNIFIMES); Nova Gráfica Globo; Office – Computadores, Papelaria e Móveis para Escritório; Óptica Brasília; Posto São Mateus e Sistema Verde Vale de Comunicação.

Como não poderíamos deixar de mencionar, agradecemos ainda a valiosíssima contribuição de cada personagem do filme! Suas histórias, na profundidade e singeleza, possibilitaram que o documentário pudesse expressar, com tamanha força, a história da nossa gente.

A concretização desse documentário é a prova viva da importância da universidade para uma cidade, pois, através da ciência e da pesquisa, podemos interferir na realidade, produzir conhecimento e respostas aos problemas sociais.

Para visualizar mais fotos da cerimônia de lançamento, clique aqui.