Aconteceu nos dias 13 e 14 de maio de 2016, a oitava edição da Festa da Semente de Mineiros. O objetivo do evento é dar visibilidade à Agricultura Familiar, ressaltando sua importância na produção de alimentos, promoção da saúde e da cultura, além de promover a discussão sobre a importância do resgate de espécies crioulas/tradicionais e raças naturalizadas. O evento foi divido em duas partes, uma na sede do município, com a parte de palestras e oficinas e outra na Associação Rural da Formiguinha, onde aconteceu a tradicional Feira de troca de sementes e a Feira da Agricultura Familiar.

Essa iniciativa parte da perspectiva que atualmente os consumidores buscam alimentos saudáveis, isentos de resíduos químicos. Dessa forma, juntamente coma Festa da Semente, aconteceu mais uma etapa do Projeto Cultivando Saúde da Prefeitura Municipal de Mineiros.

O evento contou com a participação de mais 300 pessoas e foi uma realização de várias instituições: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia, Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, EMATER, Prefeitura Municipal de Mineiros, Associação Rural dos Produtores dos Assentamentos Formiguinha, Serra das Araras, Pouso Alegre, Cooperativa Mista dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Mineiros – COOPERMIN, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros e NEDET/Território Rural de Identidade Parques das Emas. Contou ainda com o apoio do SEBRAE-GO, CREDTAG, NEAF – Núcleo de Estudos em Agroecologia e Agricultura Familiar – UFG Jataí, Faculdade FAMA (Curso de Nutrição), Programa Energia Social para Sustentabilidade Local da Odebrecht Agroindustrial, Banco do Brasil e Empresa ADiogo Projetos.

A avaliação do evento foi bastante positiva, visto que os objetivos foram atingidos. Agricultores, técnicos e estudantes de Mineiros e cidades vizinhas participaram ativamente das ações realizadas.