Na tarde do dia 19, os acadêmicos da UNIFIMES puderam participar do mini-curso de “Uso e cultivo de plantas medicinais”. O Centro Universitário foi contemplado com a presença de Ivan José Pio e Lucely Moraes Pio da Comunidade do Cedro e Articulação Pacari, respectivamente, que foram os responsáveis por conduzir o mini-curso.

Os palestrantes tiveram como objetivo o resgate e a valorização das práticas populares de saúde e de cura através de plantas medicinais. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da riqueza e diversidade das plantas medicinais do cerrado, por meio da apresentação das principais características e usos terapêuticos de uma pequena coleção de plantas, frutos e ervas que a Comunidade do Cedro possui.

Com a implantação do Laboratório de Plantas Medicinais na comunidade ocorrida no ano de 1997, os Quilombolas vêem desde então se profissionalizando nesta área em diversas partes do Brasil, para se capacitarem. A Fundação Pacari (ONG) foi uma organização onde eles se especializaram, para aprimorar seus remédios produzidos na comunidade, sendo uma das atividades que é bastante utilizada no Quilombo.

 
 
Wanderléia Pereira
Assessoria de Comunicação