Assim como em muitos países, o Brasil carecia de do*****entos normativos relacionados  a Gestão  da  Qualidade  em  organizações  educacionais e, com o objetivo de otimizar os processos de gestão e garantir melhores práticas relacionadas à qualidade dos serviços prestados, foi publicada a Norma Técnica Brasileira NBR 15419:2006 – Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para aplicação da NBR ISO 9001:2000 nas organizações educacionais.
     Desde 2002, a  sociedade  brasileira mobiliza-se em debates sobre o assunto e tem avaliado os seus impactos e limites de contribuição às instituições governamentais, visando à melhoria de gestão e elaboração de guia de indicadores para cursos lato sensu, por exemplo.
     Notórios  especialistas nacionais  em  gestão  e  educação participaram dos debates e discussões e elaboraram um do*****ento  normativo  mais  genérico,  aplicável  a todas as organizações envolvidas   com  o  setor  educacional  e, principalmente,  tendo  como referência  a Norma NBR ISO 9001:2000, por ser o modelo mundialmente reconhecido para tal finalidade.
     A norma técnica NBR 15419:2006 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade, quando uma organização necessita demonstrar sua capacidade para fornecer de forma coerente produtos que atendam aos requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis, e pretende aumentar a satisfação do cliente por meio da efetiva aplicação do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema e a garantia da conformidade com requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis. Nesta Norma, o termo "produto" aplica-se apenas para produto intencional ou requerido pelo cliente. A implementação de um sistema de gestão de qualidade é uma decisão voluntária de uma organização educacional, a fim de atender a demandas externas (dos clientes, por exemplo) ou internas.
     Uma  das  grandes  dificuldades  para aplicação da NBR ISO 9001 na área de educação  era a terminologia. A norma NBR 15419 mantém o conteúdo da NBR ISO 9001, mas se aproxima do cotidiano da educação, ou seja, não altera a norma  original,  apenas  acrescenta como as organizações podem aplicar a Gestão  da  Qualidade nas instituições educacionais.
     A implantação da NBR ISO 9001  proporciona  o  aperfeiçoamento da  gestão dos estabelecimentos de ensino e, conseqüentemente, da qualidade da educação.

Fonte: https://www.target.com.br/
Acessado em 06/10/2008