Teresa Pessoa, da Universidade de Coimbra, Marcelo Purificação, da UNIFIMES, Goiás Brasil e Universidade de Coimbra – Portugal, Georgina Lustosa, da Universidade de Coimbra e Universidade Federal do Piaui – Brasil e Juraneide Matos, da Universidade de Coimbra, são os autores do sexto capitulo: Em torno de uma Pedagogia Baseada em Casos (PBC) – Enquadramento e contributos na formação de professores. Os autores revisitam diferentes perspectivas de formação, apresentam uma classificação das mesmas, realçando as dimensões prática e tecnológica, e avançando uma proposta de Pedagogia Baseada em Casos (PBC). A esta pedagogia , fundada na tipologia de Ken Zeichner , acrescentam-lhe novas dimensões, nomeadamente a construção, os contextos e os casos, dimensões inspiradas no trabalho de Rand Spiro sobre os domínios complexos e pouco estruturados (Teoria da Flexibilidade Cognitiva), e alimentadas pelos desenvolvimentos introduzidos por Lee Shulman e outros autores e autoras. Assumem e concluem, claramente, da importância inequívoca do entendimento da conceitualização das múltiplas perspectivas para a construção de um pensamento dos professores verdadeiramente crítico sobre a complexidade da sociedade atual. 
      O livro já teve sua primeira edição esgotada, e nos próximos meses chega ao mercado europeu a segunda edição.