O curso de Psicologia realizou, entre os 17 e 19 de maio, a Semana da Luta Antimanicomial. Com uma programação bastante diversificada, o evento ofereceu oficinas, visita à APAE, Roda de Conversas, entre outras atividades.

Uma noite de cinema…

Como parte da programação oficial da Semana da Luta Antimanicomial, foi realizada ainda, no dia 19 de maio, uma noite de cinema no CAPS de Mineiros/GO, com a exibição do filme “Nise, o coração da loucura”. O objetivo da atividade foi o de refletir acerca dos atravessamentos ético-políticos que sustentam a questão da “loucura”, a fim de problematizar o preconceito, a segregação e a violência submetida à população considerada como doente mental, estigma que os impedem de serem reconhecidos como seres integrais, dignos, com direito à liberdade, à integridade física e moral.

O evento contou com a colaboração do prof. Dr. Danilo Marques da Silva Godinho, que no debate levantou uma série de questionamentos acerca da Luta Antimanicomial. A atividade foi organizada pelos alunos do 8º período de Psicologia da Unifimes, sob a supervisão da profa. Dra. Cíntia de Sousa Carvalho, e teve a participação de alunos e professores da Unifimes, usuários do CAPS e seus familiares, bem como funcionários da instituição. O evento contou com o apoio do CAPS, por meio de sua coordenadora Larissa Naves, e da UNIFIMES, por meio da coordenadora do curso de Psicologia, Kelly Petri.