No dia 22 de novembro, os acadêmicos do 7º e 8º período do curso de Psicologia da Unifimes participaram de uma palestra proferida pelo delegado de Polícia Civil de Mineiros/GO, Dr. Anderson Araújo Pelágio. A atividade foi realizada no âmbito da disciplina de Psicologia Jurídica, ministrada pelas professoras Ma. Lorena M. Schmidt e Dra. Cíntia de S. Carvalho.

Na ocasião, o delegado apresentou aspectos da Lei Maria da Penha e dados referentes aos crimes contra a mulher no município de Mineiros/GO. Além disso, realizou um perfil das mulheres que, no geral, prestam queixa, qualificando-as como pessoas com baixa autoestima, social e afetivamente frágeis, e dependentes financeiramente de seus parceiros. No que diz respeito ao perfil dos agressores, o delegado afirmou que geralmente são homens de postura machista, egoístas e comportamento possessivo.

Em relação aos dados, o delegado apontou que geralmente há em torno de 30 atendimentos mensais com a queixa referente à violência doméstica, número expressivo para a realidade do estado de Goiás. Foi possível entrar em contato, ainda, com os desafios e entraves que fazem parte da rotina do atendimento às mulheres vítimas de violência, como por exemplo, a falta de profissionais da Psicologia, especialmente do sexo feminino, para o acolhimento das mulheres na delegacia.