Campanha Janeiro Branco chega a sua 4ª edição e ganha todo o país

Campanha pretende mobilizar sociedade em favor da Saúde Mental com
 ações que serão realizadas em várias cidades do país ao longo do mês de Janeiro.

Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Mistério da Saúde indicam que o Brasil tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à Saúde Mental/Saúde Emocional dos indivíduos e da sociedade como um todo.

São altos os índices de violência (em domicílios, no trânsito ou em escolas), criminalidade, suicídios, alcoolismo, drogadição, depressão, preconceitos, entre outros, que colocam em risco o equilíbrio mental, comportamental, espiritual e emocional dos indivíduos da nossa sociedade.

Porém, de acordo com Leonardo Abrahão, idealizador da Campanha Janeiro Branco, apesar da necessidade evidente de colocar o assunto em pauta, muito pouco ainda se discute a respeito.

“Através da Campanha Janeiro Branco pretendemos difundir um conceito ampliado de Saúde Mental/Saúde Emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Escolhemos o mês de janeiro para mobilização, pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e a cor branca porque queremos incentivá-los a desenhar novas possibilidades”, pontua Abrahão.

Segundo o idealizador da Campanha, que a cada dia ganha mais adeptos nas redes sociais, viver em uma sociedade individualista e consumista torna a vida um permanente desafio. “Os conflitos, desejos, ambições, aparências incitam o indivíduo a uma permanente prontidão dos sentidos que podem terminar por levá-lo à exaustão”, afirma Leonardo que também é psicólogo.

A crença de que a humanidade já acumulou conhecimentos suficientes para ajudar as pessoas a desenvolverem uma vida saudável e de que todos são responsáveis pela promoção da Saúde Mental/Saúde Emocional é o motivo do convite lançado à sociedade pela Campanha Janeiro Branco.

“Convidamos todos os profissionais das diversas áreas do conhecimento a questionarem-se: Como posso usar o que sei a favor da Saúde Mental/Saúde Emocional, no sentido de favorecer a qualidade de vida e o bem estar das pessoas, bem como o equilíbrio emocional, o sentido existencial e a harmonia social?”,  diz Abrahão.

Campanha ocorrerá em várias cidades do Brasil:

Em sua 4ª edição, a Campanha Janeiro Branco contou com a poderosa ajuda da Internet para ser conhecida e admirada em todo o Brasil. Sites voltados às temáticas da psicologia e milhares de psicólogos e de psicólogas de todo o país estão aderindo à proposta e organizando ações virtuais e presenciais em suas cidades, como, por exemplo, compartilhamento de posts, palestras-relâmpago sobre Saúde Emocional em salas de espera de hospitais, em escolas e empresas.

Além de palestras-relâmpago, profissionais da Saúde estão organizando distribuição de fitas brancas em praças das cidades, tira-dúvidas virtual sobre Saúde Mental e a importância da Psicologia, entrega de panfletos explicativos sobre Saúde Emocional em escolas e empresas e a proposição de projetos de lei, aos vereadores das cidades, para que cada município declare o mês de Janeiro como o Mês Oficial do Janeiro Branco e da Conscientização Sobre Saúde Mental nos calendários oficiais das prefeituras.

Mais detalhes sobre a programação e novidades, podem ser encontrados em: www.janeirobranco.com.br e www.facebook.com.br/campanhajaneirobranco

Alguns locais onde haverá atividades confirmadas do Janeiro Branco em 2017

Maceió – AL