O Projeto Semear Mineiros visa a reinserção social dos pré-assentados na região da Formiguinha e Serra das Araras, no município de Mineiros, cerca de 70Km da cidade.

     Foi desenvolvido com as famílias, num total de setenta, acampadas na referida região, onde quarenta (40) pessoas participaram de diversos cursos, com aulas práticas e teóricas tendo como objetivo principal a qualificação dos trabalhadores para o labor com a terra.

     No município o pré-assentamento na região da Formiguinha e Serra das Araras é um movimento desvinculado do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nacional, porém possuem características semelhantes, sendo a principal delas a luta pela terra e para terem uma vida digna. É um movimento sindical coordenado pela FETAEG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura).

     As atividades foram desenvolvidas no período de maio a julho/2006, divididas em dois módulos; no primeiro as aulas ocorrerão de forma teórica e no segundo as aulas foram práticas em laboratório.

      Espera-se a partir do projeto que haja de fato uma capacitação dos trabalhadores rurais, que munidos de conhecimento técnico possam significativamente alterar sua vida, uma vez que terão a possibilidade de retirarem da terra uma melhor rentabilidade, construindo cidadania.

     O pólo aglutinador destes esforços é a agricultura familiar, sem dúvida a atividade que mais ocupa trabalhadores/as rurais em Mineiros. Os parceiros envolvidos no Projeto Semear, além da FIMES, foram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros, a Agência Rural e a Prefeitura Municipal.

     "Nosso objetivo geral foi contribuir para o aumento da qualidade de vida dos trabalhadores/as rurais de Mineiros, sobretudo da agricultura familiar, através da articulação entre trabalho, educação, desenvolvimento sustentável e solidário, ações antidiscriminatórias e políticas públicas, na perspectiva da criação de uma rede da Agricultura Familiar no município" afirmou a coordenadora de extensão da FIMES, Profª Jenete Vilela Souza.

     O projeto será encerrado oficialmente no dia 29 de julho com culto e*****ênico, entrega de certificados e confraternização entre os participantes e os parceiros, na Escola Municipal Rural Antônio Messias.