No município o pré-assentamento na região da Formiguinha e Serra das Araras é um movimento desvinculado do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nacional, porém possuem características semelhantes, sendo a principal delas a luta pela terra e para terem uma vida digna. É um movimento sindical coordenado pela FETAEG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura).
As atividades foram desenvolvidas no período de maio a julho/2006, divididas em dois módulos; no primeiro as aulas ocorrerão de forma teórica e no segundo as aulas foram práticas em laboratório.
Espera-se a partir do projeto que haja de fato uma capacitação dos trabalhadores rurais, que munidos de conhecimento técnico possam significativamente alterar sua vida, uma vez que terão a possibilidade de retirarem da terra uma melhor rentabilidade, construindo cidadania.
O pólo aglutinador destes esforços é a agricultura familiar, sem dúvida a atividade que mais ocupa trabalhadores/as rurais em Mineiros. Os parceiros envolvidos no Projeto Semear, além da FIMES, foram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros, a Agência Rural e a Prefeitura Municipal.
"Nosso objetivo geral foi contribuir para o aumento da qualidade de vida dos trabalhadores/as rurais de Mineiros, sobretudo da agricultura familiar, através da articulação entre trabalho, educação, desenvolvimento sustentável e solidário, ações antidiscriminatórias e políticas públicas, na perspectiva da criação de uma rede da Agricultura Familiar no município" afirmou a coordenadora de extensão da FIMES, Profª Jenete Vilela Souza.
O projeto será encerrado oficialmente no dia 29 de julho com culto e*****ênico, entrega de certificados e confraternização entre os participantes e os parceiros, na Escola Municipal Rural Antônio Messias.