O Projeto Pro Baru, desenvolvido na Unifimes, conquistou o segundo lugar na categoria Sociobiodiversidade do Prêmio Goiás Sustentável 2024, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD-GO). A cerimônia de premiação ocorreu no dia 04 de junho de 2025, em Goiânia, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente.
A premiação reconhece iniciativas que contribuem para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável em Goiás, e nesta edição avaliou mais de 180 projetos de todo o estado. A conquista do Pro Baru evidencia o impacto positivo que a Unifimes tem gerado por meio da pesquisa, extensão e ações voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e preservação do Cerrado.
Representaram o projeto na solenidade o coordenador Professor Dr. Zaqueu Henrique Souza, o Professor Dr. Diego Oliveira Ribeiro e os estudantes Aline Nunes, Victor Valenti e Amanda, todos do curso de Agronomia e bolsistas do projeto. A equipe celebrou a premiação como um reconhecimento ao esforço coletivo e à dedicação em promover práticas sustentáveis no Sudoeste Goiano e por torna o projeto referência de sustentabilidade.
O Pro Baru é atualmente o único projeto da Unifimes com financiamento externo voltado à integração entre produção agroecológica e conservação ambiental, contando com o apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário. A iniciativa tem atuado na recuperação de áreas degradadas, incentivo à produção com espécies nativas e fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis, como o baru integrado com outras culturas.
Esse reconhecimento reforça o papel da Unifimes como referência no estado de Goiás na promoção de ciência, extensão e inovação voltadas ao bem comum e à preservação dos recursos naturais.