No último sábado, 25, o  Projeto Nagô realizou  sua Conferência Magna,  no auditório da Unidade IV da Unifimes (shopping).  O Projeto,  teve como conferencista a Profª Dra. Cândida Soares da Costa – UFMT,  onde é vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Educação-NEPRE e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, nível Mestrado e Doutorado em Educação. O tema abordado foi: “Educação étnico-racial: dever de todos, compromisso de poucos”.

O Projeto Nagô, coordenado pelo Professor Me. José Humberto R. dos Anjos, é uma ação financiada pela Diretoria de Extensão do Centro Universitário de Mineiros – Unifimes e configura-se como uma oportunidade para discutir dois aspectos muito importantes da educação brasileira: a formação de professores e a questão da diversidade na escola.

O objetivo do projeto é trabalhar na formação de professores com foco na Lei 10639/2003, possibilitando metodologias, e conceituação teórico-legal sobre o tema.

O projeto, também chamado de Nagô, significa em Yorubá a  designação dada aos negros escravizados e vendidos na antiga Costa dos Escravos. Neste projeto, o vocábulo assume a carga semântica similar à palavra em língua portuguesa RESISTÊNCIA.