Foi realizada na noite do último sábado (16) a cerimônia de abertura das atividades do Projeto Nagô do ano de 2019. A solenidade foi realizada no Auditório Central da Unifimes e contou com a presença de aproximadamente 220 pessoas, entre estudantes e convidados.

Na oportunidade representantes da comunidade quilombola do Cedro realizaram uma apresentação cultural. A cerimônia contou também com homenagens à professora Paula Maria Trabuco, que foi coordenadora do Projeto Nagô no ano de 2018.

O Projeto Nagô proporcionou ainda aos presentes duas palestras, com os temas: “Estratégias metaficcionais na literatura infantil/juvenil brasileira e a formação do leitor” e “Ouro dentro da cabeça e Outros Cantos: A artesania da escrita de Maria Valéria Rezende para jovens e adultos”. As palestras foram ministradas por Cloves da Silva Junior e Iara de Oliveira, respectivamente, ambos estudantes do programa de Mestrado e Doutorado em Literatura da UFG.

Em 2019 o Projeto Nagô trabalhará com a formação de professores para o trabalho com a literatura infantil de questões étnico raciais. Coordenado atualmente pelo professor mestre José Humberto Rodrigues dos Anjos, o projeto de extensão acontece desde 2015 e colabora com a formação de professores.

Para visualizar mais fotos do evento, clique aqui. (Fotos de Murillo Spoude)