Proposta do deputado Marlúcio Pereira estipula cota mínima de autores goianos no vestibular em universidades no Estado.
     A relação de livros para exame vestibular, nas instituições de ensino superior em Goiás, deverá conter pelo menos 40% de títulos de autores goianos.
     Este é o teor de projeto de lei de autoria do deputado Marlúcio Pereira (PTB), que aguarda ser distribuído à relatoria pela Comissão de Constituição Justiça e Redação, nesta terça-feira, 15.
     Segundo o projeto, a escolha dos títulos de autoria goiana será feita pelas próprias instituições de ensino superior, respeitando os critérios de adequação, qualidade literária e alternância.
     De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado, que é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia, o exercício desta lei, que segue modelo de projeto do Paraná, fará com que a produção dos autores locais possa ser reconhecida, estudada, consumida e valorizada pelos goianos.
     O projeto favorece o conhecimento das obras dos autores goianos, expande o consumo interno daquilo que é produzido na cultura de Goiás, aumenta a leitura e comercialização dos livros produzidos no Estado e promove a necessária valorização daquilo que é produzido pelos escritores locais, como afirma Marlúcio.

Fonte: Portal Assembleia
Acessado no site: