O projeto de extensão Orientação Profissional nos 3º anos do 2ª grau das escolas na rede estadual de Mineiros, do curso de Psicologia da Unifimes, atendeu ao todo 550 estudantes da rede estadual de ensino. O projeto tem como objetivo principal proporcionar a estudantes do ensino médio e pré–vestibulandos das escolas da rede pública de Mineiros e região a pensar sobre sua escolha profissional, relacionando-a com sua história pessoal de vida como fruto de um processo de desenvolvimento pessoal, social e cultura.

Será realizado no período de Agosto a Dezembro em 20015, integrado a disciplina de orientação vocacional como parte do requisito de avaliação. Trabalhará diversas dinâmicas de grupo, role-play do papel dos pais, teatro das profissões, entre outras atividades, a fim de promover debates para levar a reflexão sobre os temas: conhecimento do eu, influência familiar e conhecimento sobre as profissões, aplicação do teste de personalidade QUATI e apresentação do filme “Megamente”.

Espera-se efeitos positivo em relação aos alunos de psicologia na articulação entre ensino, pesquisa e aprendizagem, por meio de objetivos teórico-práticos desenvolvidos nas intervenções, bem como auxiliar os jovens e pré-vestibulandos a tomarem decisões conscientes na escolha profissional ideal, garantindo maior segurança nessa fase de transição do ensino médio para o ensino superior.

O projeto já atendeu a alunos do Colégio Estadual Helena Paniago, Colégio Alice, Colégio Estadual José de Assis e Colégio Polivalente.