Nos dias 06 e 07 de abril (sexta e sábado) estará acontecendo, no Ipê Shopping, o cadastramento de doadores de Medula Óssea. O cadastramento estará sendo realizado através do projeto de extensão do curso de Medicina da Unifimes, intitulado DOAR TÁ NO SANGUE, idealizado pela professora Juliane Nogueira Ramos Garcia.

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos, que esteja em bom estado de saúde, pode se tornar doadora! Para se cadastrar o doador deve procurar o posto de atendimento, disponível no Ipê Shopping, em um dos dias acima citados, munido de documento de identidade e comprovante de endereço. Quem já é cadastrado não precisa renovar.

 

Sobre o projeto DOAR TÁ NO SANGUE

O transplante de medula óssea (TMO) é um caminho para o tratamento de doenças fatais, como por exemplo, a Leucemia. Esta alternativa é altamente eficaz no tratamento, porém necessita de uma compatibilidade HLA, mais próximo possível do doador e o paciente. A chance de obter um doador compatível é de um em cada cem mil no Brasil. Esta possibilidade de compatibilidade tende a aumentar quando há um maior número de doadores cadastrados.

O Projeto Doar TÁ no Sangue surgiu em 2016 com o intuito de sensibilizar as pessoas da importância da doação de órgãos e tecidos, abordando inicialmente o cadastro no REDOME (Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Após a análise dos resultados da primeira etapa do projeto, surgiu a ideia de realizar a campanha novamente este ano.

Em 2016 o Projeto Doar TÁ no Sangue foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro. A primeira etapa aconteceu com a divulgação para a população. Isto se deu através do rádio e pela distribuição de folders, cartazes e adesivos, realizada por equipes estudantis em pontos estratégicos da cidade. No segundo e terceiro dia de campanha foi feito o cadastramento dos interessados em realizar o cadastro no REDOME. Foram realizados 1029 cadastros nos dois dias de campanha. Houve disponibilidade do HEMOG, Banco de Sangue de Goiânia em participar do evento. O público-alvo deste projeto foi a comunidade em geral. O projeto DOAR TÁ NO SANGUE teve grande impacto na abordagem de medula óssea, fato conferido pelos dados acima divulgados. Nós, docentes de cursos na área da saúde da Unifimes, acreditamos que poderemos salvar pessoas através de projetos como este. Foi com este propósito que surgiu a ideia de desenvolver um trabalho voltado à doação de medula óssea. A segunda etapa seguirá os mesmos passos. O HEMOG, disponibilizará os dias 06 e 07 do mês de abril para a execução do mesmo.