O Programa de Extensão Universitária (ProExt Cultura 2008) apóia – com até R$ 30 mil – projetos culturais de extensão universitária realizados em instituições públicas voltados à inclusão social e que contribuam para a implementação de políticas públicas culturais.
     Realizado pelos ministérios da Cultura e Educação, com a colaboração da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei, o programa rompe com as fronteiras entre conhecimento universitário e a prática realizada por grupos de diferentes ambientes comunitários, estabelecendo e intensificando a integração teórica e prática entre ciência, educação, cultura e cidadania.
     Poderão apresentar propostas e participar do processo de análise e julgamento todas as Instituições Públicas de Ensino Superior, não existindo limite de quantidade de projetos enviados.
     Os trabalhos devem ser encaminhados pelos Pró-Reitores de Extensão, ou equivalente na instituição, e contemplar a participação de estudantes de graduação nas atividades desenvolvidas. As propostas devem ser enviadas até 10/11/08, conforme o edital disponível nos sites www.minc.gov.br ou www.proext.com.br.
     Além de obedecerem às diretrizes de natureza acadêmica, prático-metodológicas e de relação com a sociedade, os projetos deverão contemplar a participação de estudantes de graduação nas atividades desenvolvidas.
     As propostas devem ser vinculadas a um dos cinco eixos temáticos:
– Memória social e patrimônio;
– Economia da cultura e empreendimentos culturais autogestionários;
– Leitura e cidadania;
– Inovação de linguagem;
– Produção de conteúdo audiovisual e linguagens alternativas.
     A edição desse ano apoiará 100 projetos, contabilizando R$ 3 milhões. No ano passado, foram contemplados 50 projetos com cerca de R$ 1,2 milhões, sendo que 24 instituições representavam a Região Sudeste, 24 a Nordeste, 12 a Sul, nove a Norte e sete a Centro-Oeste. Os 636 inscritos indicaram que 76% de todas as universidades públicas brasileiras participaram do Edital 2007. Quanto ao número de propostas, o Sudeste inscreveu 258 projetos; o Nordeste, 147; o Centro-Oeste, 84; o Norte, 72; e o Sul, 69.
     Dentre os cinco temas de enquadramento previstos no Edital, o Memória Social e Patrimônio obteve o maior número de iniciativas: 186. Logo em seguida, aparecem Produção de Conteúdo Audiovisual e Linguagens Alternativas com 147; Inclusão e Sustentabilidade Econômica com 130; Leitura e Cidadania com 103; e Inovação e Linguagem com 64.
     O ProExt busca estimular o desenvolvimento e disseminação de respostas sustentáveis, integradas, criativas e eficazes para as questões, necessidades e anseios compartilhados por indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais.
Informações para o público (32) 3379-2510 proext@proext.com.br www.proext.com.br

Fonte: www.goiaseducacao.com
Acessado em 07/10/2008