A COORDENAÇÃO DE MONITORIA – nos termos da Portaria de Monitoria (Nº 01 de 21 de Outubro de 2015), torna público o Edital nº.01 de 11 de Outubro de 2023, estabelecendo normas gerais para a realização do Processo Seletivo de estudantes dos cursos de graduação para o Programa de Monitoria do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES para o ano de 2024, em conformidade com o Calendário Acadêmico de 2024.

O processo seletivo objeto deste Edital destina-se à seleção de estudantes dos cursos de graduação para o desenvolvimento de atividades de monitoria acadêmica no ano de 2024, no âmbito da UNIFIMES.

O Programa de Monitoria se caracteriza como um processo educativo, cujas atividades se desenvolvem de forma conjunta por professores e estudantes. Os objetivos da monitoria são:
I. Desenvolver o espírito de trabalho em grupo de maneira solidária;
II. Estimular no estudante o interesse pela atividade docente;
III. Intensificar a cooperação entre o corpo docente e o estudante, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
IV. Oferecer ao estudante de graduação a oportunidade de se preparar para as atividades de ensino;
V. Estimular o estudante a desenvolver o hábito de estudo e superar dificuldades dos mesmos;
VI. Contribuir para a melhoria do ensino de graduação na UNIFIMES.

As monitorias são classificadas nas seguintes categorias:
I. Monitoria não remunerada feita por voluntários, que não terão compensação financeira pela atividade desenvolvida.

II. Monitoria remunerada, o desconto ocorrerá nas mensalidades do curso, de acordo com o artigo 16 do Regulamento do Programa de Bolsas e Incentivos aos Cursos de Graduação da UNIFIMES e Quadro 02 deste edital.
III. Monitoria para pagamento de contrapartida, podendo ser de Bolsas do Programa Universitário do Bem (ProBem) antiga OVG ou Bolsas da Prefeitura Municipal de Mineiros – PROUMIN.

As inscrições serão feitas junto à Coordenação do curso via formulário forms. É de responsabilidade da Coordenação do curso e do Professor responsável pela vaga de monitoria, a publicação/divulgação do número de monitores, critérios e procedimentos para seleção, data, local, horário, e demais informações. Todo o processo seletivo para qualquer modalidade de MONITORIA para o semestre 2024-2 deverá ser realizado até o dia 14/06/2024.

O exame de seleção será realizado pelo professor responsável pela disciplina junto com a Coordenação de Curso, sendo de responsabilidade dos mesmos a organização, aplicação e divulgação do processo seletivo.

Para informações como Cronograma completo, Vagas, Percentual de desconto na mensalidade, acesse a página https://unifimes.edu.br/programa-de-monitoria/ Editais/ Edital 02 2024 ou acesse o link: Edital 02 Monitoria 2024