Cerca de 97% dos profissionais de TI (Tecnologia da Informação) sofrem de estresse no ambiente de trabalho.
     Essa informação é um dos resultados de pesquisa conduzida pela consultoria de Recursos Humanos SWNS, que ouviu 3 mil profissionais ao redor do mundo e chegou à conclusão de que os executivos de tecnologia são mais estressados do que médicos, engenheiros, professores e administradores financeiros.
    Segundo o estudo, quatro entre cinco dos profissionais de TI são afetados pelo estresse, antes mesmo de chegar ao escritório. O comportamento é um mecanismo biológico de proteção, que age como uma forma de antecipação a todas as pressões que serão sofridas ao longo do dia.
     O estresse, fruto principalmente do mau gerenciamento do tempo, é um problema crítico para os profissionais. Degrada a qualidade de vida, afeta o relacionamento com amigos e família, gera uma situação de infelicidade e pode acabar com a saúde. Nesta situação, a pessoa precisa recorrer a alternativas para recuperar o equilíbrio, seja lançando mão de facilidades oferecidas pela empresa, ou tomando iniciativas próprias para conquistar o bem-estar.
      Segundo Roberto Cardoso, chefe do setor de medicina comportamental do laboratório Femme e coordenador do projeto Viver Bem, a qualidade de vida no trabalho pode ser alcançada mesmo com pressões e problemas típicos da área. Para o médico, o domínio sobre o próprio bem-estar passa por uma atividade que ele denomina gerenciamento do estresse, que cobre quatro vetores básicos: saúde física, relações sociais, ambiente e psiquismo.
     Cardoso, que conduz projetos de qualidade de vida em empresas, diz que uma das principais atitudes que o profissional deve tomar quando percebe que o estresse está tomando conta é encontrar uma alternativa de realizar uma atividade física regular. “O ideal é desenvolver alguma atividade prazerosa, mas qualquer coisa que o tire do sedentarismo já ajuda, como subir andares de escada, caminhar até o trabalho etc.”.
     O sono também é uma questão crítica para autoavaliação, bem como alimentação equilibrada. Por fim, outro ponto importante é analisar todas as dimensões da própria vida para ter certeza de que nada está sendo deixado de lado. Todo mundo tem que cuidar das relações sociais com família e amigos, traçar planos para a vida pessoal e realizar atividades de lazer que realmente desconectem o profissional do mundo do trabalho. “São vetores essenciais para tirar o funcionário do estado de alerta, comportamento típico de quem convive com estresse”, diz Cardoso.

Iniciativas corporativas
     O mundo vive a tendência da “atitude wellness”, ou seja, uma série de medidas que visam equilibrar a saúde física e mental com a vida profissional. Com isso, pequenas atitudes podem ser tomadas pelas empresas no sentido de facilitar essa situação.
    “A Organização Mundial da Saúde já comprovou que as empresas que promovem ambientes de trabalho saudáveis têm muito mais produtividade”, afirma Ana Rodrigues Maretti, professora da Wellness Education e mestranda em Ciências e Promoção da Saúde.
Ana destaca que só a redução do absenteísmo já compensa as iniciativas, mas existe uma questão bem mais difícil de medir, que é o presenteísmo. “Ocorre quando o funcionário vai ao trabalho, mas é improdutivo por conta de incômodo, dores, entre outros”, afirma.
      Assim, investir em qualidade de vida não é puro altruísmo, mas pode ser uma questão estratégica para ganhar competitividade e reter os melhores talentos.
     Um exemplo é Denise Barbezani, secretária-executiva da empresa BMC, que desenvolve software. Ela afirma que a academia paga pela empresa e a possibilidade que tem de conciliar suas necessidades familiares com profissionais ajudam muito no dia-a-dia profissional e na saúde. A sala de descompressão que a empresa oferece, com jogos, TVs, frutas e alimentos saudáveis também ganha destaque. “Hoje, me sinto mais jovem do que quando ingressei na empresa, há cerca de 4 anos”, comemora.
      Mário Júlio, funcionário da AES Telecom, também tira proveito de um programa da empresa para promover sua própria saúde. O profissional aderiu a um programa de corrida, com acompanhamento profissional e possibilidade de inscrição em eventos nacionais. Segundo ele, os treinamentos auxiliam na sua saúde e evitam doenças, mas também colaboram muito na integração com outros funcionários e promovem um ambiente mais saudável.

Aprenda a reduzir o estresse no trabalho
      Para controlar as tensões do dia-a-dia, especialistas alertam que executivos devem praticar esportes regularmente, dedicar uma parte do tempo a relações sociais e familiares e criar uma rotina para realizar atividades de lazer que realmente o desconectem do mundo do trabalho.

Matéria enviada por
Prof. Msc Rayner Gomes
DEINFO – FIMES
Escrita por:
Rodrigo Afonso
Repórter do COMPUTERWORLD
Publicada em 08 de maio de 2009