Uma pesquisa inédita da Fundação Carlos Chagas, realizada a pedido da Fundação Victor Civita (FVC), intitulada “Formação de Professores para o Ensino Fundamental: instituições formadoras e seus currículos”, mostra que a formação de docentes para a educação infantil e fundamental no Brasil é deficiente e inadequada à prática de ensino.
     Abrangendo os anos 2001, 2004 e 2006, a pesquisa foi realizada em agosto deste ano e analisou a grade curricular e a ementa de 71 cursos de Pedagogia das cinco regiões do país, de um recorte de 1.562 cursos existentes.
     A conclusão é de que as Instituições de Ensino Superior (IES) não oferecem aos futuros professores os elementos necessários para se dar uma boa aula – esses profissionais saem da faculdade sem saber o quê e como ensinar.
   De acordo com o estudo, os cursos procuram embasar o aluno teoricamente com conceitos de filosofia, sociologia, psicologia e outros campos, e para essa finalidade dedicam 40% das disciplinas. Mas no momento de lhes dar uma visão prática do que é ensinar, as disciplinas que teriam esse fim – cerca de 30% da grade – também não conseguem aproximar os futuros professores da realidade do ensino na sala de aula.
 Confira mais sobre a pesquisa no endereço        revistaescola.abril.com.br/edicoes/0216/aberto/ao-mesmo-tempo-tao-perto-tao-longe-345663.shtml

Fonte: www.nota10.com
Acessado em 07/10/2008