Encontram-se em Portugal os doutores Marcelo Máximo Purificação e Elisângela Maura Catarino, professores do Curso de Pedagogia da UNIFIMES, juntamente com as alunas: Keity Patrícia Bronstrup e Silvanete de Jesus Sardeiros (ambas do 5º período), realizando visita técnica científica na Escola Superior de Educação – Politécnica de Coimbra e Universidade de Algarve em Faro – Portugal. As visitas estão atrelas às pesquisas que os doutores brasileiros estão desenvolvendo em cooperação com pesquisadores portugueses das supracitadas instituições.

Na ESEC- Escola Superior de Educação/Politécnica de Coimbra os professores e estudantes brasileiros têm a seguinte programação.

a)       Reuniões científicas de 21/03 a 26/03/2018.

b)      Apresentação do Seminário: Educação na contemporaneidade: Ensino e Ensinar na perspectiva da Sujeito (Palestrante: Dr. Marcelo Máximo Purificação – UNIFIMES). Público alvo: Acadêmicos do Mestrado em Educação.

c)       Apresentação de Seminário: Trabalhando os Gêneros Textuais pelo mundo: trocas de experiências em Portugal. (Palestrante Dra. Elisângela Maura Catarino – UNIFIMES). Público alvo: Acadêmicos dos Mestrado em Educação

d)      Mesas de Diálogos sobre as pesquisas em desenvolvimento no âmbito do Pós-doutoramento (Dr. Marcelo Máximo Purificação – UNIFIMES e Dra. Filomena Teixeira –ESEC e Dra. Elisângela Maura Catarino –UNIFIMES/ Dra. Fátima Neves-ESEC).

e)      Participação em Eventos da ESEC.

Na Universidade de Algarve de 27/03 a 31/03/2018

a)       Em visita técnico científica e Participação em Mesas de Diálogos – Dra. Elisângela Maura Catarino e respectivas alunas do Curso de Pedagogia.

b)      Mesa de diálogo sobre pesquisa no âmbito do Doutoramento – A utilização das Tecnologias na formação inicial de professores de matemática (Dr. Marcelo Máximo Purificação –UNIFIMES/ Dra. Nélia Maria Pontes Amado – UNIVATES/UAlg.).

c)       Mesa dialógica sobre III –INCTE – Encontro Internacional de Formação na Docência (2018), onde o pesquisador brasileiro apresentará trabalho em conjunto com sua orientadora Dra. Nélia Amado.