A FIMES foi a única Instituição de Ensino Superior do Estado de Goiás a participar do PROJETO RONDON – Comemoração aos Centenário do Projeto.
A equipe da FIMES foi coordenada pela Profº Eliane Irineu e assessorada pela Profª Irondina de Fátima Silva, com a participação dos acadêmicos: Marcio dos Santos Prado (Zootecnia 5º ano); Maicon Carrijo Oliveira e Alcebíades Diogo (Engenharia Florestal 4º ano); Márcia Araújo Souza, Welma Pereira Rodrigues e Aminadabe de Jesus Moreira (Pedagogia 4º ano).
A cidade escolhida para a realização das atividades do Projeto foi Boquim, no Estado de Sergipe, cerca de 2.250km de Mineiros. O projeto teve início no dia 12 de julho e, durante 17 dias, foi concluído em 30 de julho de 2007. Todo o transporte ficou a cargo da Força Aérea Brasileira – FAB, que disponibilizou aviões e carros para os instrutores.
O Projeto da FIMES contemplou ações de CIDADANIA e BEM ESTAR. As ações de Cidadania se configuraram da seguinte forma:
1. Diretos de Cidadania;
2. Dinamização dos Conselhos: Tutelar, Educação, Saúde, da Criança, do Meio Ambiente, e outros;
3. Disseminação de orientações para obtenção de registro civil;
4. Produção de texto e atendimento a portadores de necessidades educativas;
As ações de Bem Estar abrangeram outras áreas e situações, tais como:
1. Capacitação de agentes de saúde, saúde ambiental e doenças endêmicas, primeiros socorros, prevenções de acidentes;
2. Capacitação de multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva e adolescente e jovens, na prevenção da prostituição infantil e na prevenção do uso do álcool e drogas;
3. Ações esportivas
4. Atividades de Artesanato
Durante os 17 dias de realização do projeto, cerca de 440 pessoas foram atendidas. A equipe da FIMES não ficou sozinha para a realização das atividades de apoio, contou com a parceria da UNOESTE, Universidade do Paraná.
Ao final das atividades, a equipe da FIMES se destacou dentre os sete (07) melhores trabalhos desenvolvidos no PROJETO RONDON 2007, e recebeu troféu alusivo à conquista.
"Os acadêmicos foram disciplinados e com competência e responsabilidade desenvolveram suas atividades, isso demonstra o grau de profissionalismo e a qualidade de ensino, pesquisa e extensão que temos na FIMES. Mesmo sendo uma Instituição do interior do estado não precisamos ficar envergonhados ou desprezados por tal situação. Nosso reconhecimento é conquistado e as expectativas, tanto da coordenação como da equipe, foram superadas. Voltamos com a alma lava e a consciência tranqüila do dever *****prido, pois tudo que nos propusemos a realizar, foi concretizado" explicou a Coordenadora do Projeto RONDON da FIMES, Profª Eliane Irineu.
"A participação da FIMES no Projeto RONDON demonstra nossa ousadia e nossa qualidade, bem como leva o nome de Mineiros e da FIMES aos confins do Brasil. Hoje somo uma Instituição Municipal com visibilidade nacional. Ficamos satisfeitos em contribuir e orgulhosos em ter uma equipe competente como essa em nosso quadro de acadêmicos e professores. Parabéns" ressaltou a Diretora Geral da FIMES, Profª Ita de Fátima Silva Assis.
A próxima etapa é no mês de janeiro de 2008 e a volta da FIMES no município de Boquim, em Sergipe, deve levar novidades e abrir novas frentes de desenvolvimento.
"MESMO SENDO UMA INSTITUIÇÃO PEQUENA, NOSSOS ACADÊMICOS SÃO MUITO GRANDES" Profª Eliane Irineu.