A qualidade do ensino está diretamente ligada à qualidade dos professores e, no processo de Auto-avaliação da FIMES 2006/2008, os professores da Instituição foram aprovados por 61% dos acadêmicos, que responderam estar totalmente satisfeitos (15%) e satisfeitos (46%).
     “Esta informação foi coletada partindo do seguinte questionamento: os professores são assíduos nas suas atividades; dominam o conteúdo; informam sobre avaliações e conteúdos programáticos; diversifica sua atuação; esclarece as dúvidas; oportuniza a prática; *****pre com sua carga horária; demonstra orgulho pela Instituição, dentre outras” explicou a Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Prof. MSc Marilaine de Sá Fernandes.
    Um dado interessante neste questionário é referente à participação dos acadêmicos: não foi registrada nenhuma abstenção, ou seja, todos os entrevistados responderam ao questionário, expressando sua opinião sobre a atividade dos professores da FIMES.
    Segundo dados respondidos pelos acadêmicos 71% dos professores colaboram para o desenvolvimento das atividades e, ainda, 72% esclarece as dúvidas em sala de aula. Além disso, 77% são assíduos às atividades e são pontuais nas atividades acadêmicas.
    “Estes dados demonstram o comprometimento do corpo docente com a aprendizagem dos acadêmicos e com a Instituição. Começar a aula no horário e ministrar o conteúdo em sua totalidade é obrigação do professor e reflete na aprendizagem do aluno” afirmou Prof. MSc Irondina de Fátima Silva, Coordenadora de Graduação.
    Outro dado não menos importante é o que diz respeito ao domínio do conteúdo: de acordo com os acadêmicos 70% dos professores dominam o conteúdo ministrado.
    “Este percentual demonstra a preocupação da Instituição na contratação de profissionais qualificados para atuarem em suas respectivas áreas de conhecimento. Nos últimos quatro anos o ingresso no corpo docente da FIMES se deu por meio de concurso público. Isto possibilitou uma maior profissionalização no processo de contratação, evitando o apadrinhamento” ressaltou a Diretora Geral da FIMES, Prof. MSc Ita de Fátima Silva Assis.
    As informações do resultado da Auto-avaliação da FIMES 2006-2008 estão disponíveis na página da FIMES na internet – www.fimes.edu.br, no link ‘DEPARTAMENTOS’, no espaço ‘CPA’, no lado esquerdo clique em RESULTADO 2006/2008.
    Em caso de dúvida entre em contato com os membros da CPA ou pelo telefone (64) 3672-5100, no ramal 5120.

Fonte: Departamento de Comunicação