A Profª Dra. Stella Naomi Moriguchi da Universidade Federal de Uberlândia abriu as séries de atividades da III Semana Universitária do Instituto de Ciências Administrativas e Informática (ICADI), com a palestra sobre GESTÃO DA TECNOLOGIA EM INFORMÁTICA.
     Sua abordagem passou pelos fatos históricos referentes a transformação das ações estratégicas nas organizações, desde 1929, com a quebra da bolsa de Nova York, até os mais recentes fatos como o fenômeno da Globalização da Economia e do Capital.
    "Esses fatos históricos criaram um novo ambiente que as empresas não podem deixar de observar e se adaptar. Desta forma a Tecnologia de Informação (TI) tem um papel fundamental, porém delicado, na condução das melhoras e do posicionamento da organização frente a concorrência e as disputas de mercado" afirmou Profº Naomi.
     Mais de 500 pessoas dentre elas professores, empresários e acadêmicos, puderam perceber o quão delicado é a relação entre as ferramentas tecnológicas e o usuário destas.
     "Hoje não é garantia de lucro o simples fato de investir nas melhores ferramentas tecnológicas ou computacionais. O diferencial é a UTILIZAÇÃO dos recursos informacionais, pois é a forma, a maneira, o tipo de uso, o tipo de usuário que é o grande diferencial nas organizações" continuou Profº Naomi.
     Depois de explicar o case da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, sobre a aquisição de um software para o controle acadêmico, Profº Naomi finalizou afirmando que o desafio na Gestão da Tecnologia em Informática é o equilíbrio na relação entre as ferramentas computacionais e o usuário.