A Professora Raquel Loren dos Reis Paludo, do Curso de Medicina Veterinária da Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, recebeu reconhecimento ao ter sua tese de doutorado premiada em 2º lugar entre as melhores teses e dissertações defendidas em 2023. A distinção foi concedida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás – UFG.

A tese premiada da Professora Raquel Loren dos Reis Paludo, intitulada “Pesquisa de infecção por riquétsias em cães, pequenos mamíferos, carrapatos e humanos no Parque Nacional das Emas no Estado de Goiás” representa um marco significativo não apenas para sua carreira acadêmica, mas também para a reputação da UNIFIMES, a qual subsidiou parte da pesquisa. Seu trabalho destaca o compromisso da instituição em promover a produção de conhecimento de ponta e formar profissionais altamente qualificados para atender às demandas da sociedade.

A pesquisa da Professora Raquel, sob orientação do Professor Felipe da Silva Krawczak (UFG) da se destacou entre um grupo seleto de trabalhos acadêmicos de alto nível, evidenciando a excelência do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. Sua contribuição para o avanço do conhecimento na área da Ciência Animal foi reconhecida não apenas pela qualidade científica, mas também pela relevância e impacto de suas descobertas.
A pesquisa investigou a presença de Rickettsia em cães, mamíferos silvestres, humanos e carrapatos no Parque Nacional das Emas. Amostras foram analisadas por RIFI e PCR em cães, mamíferos e humanos, revelando a infecção em 21,9%, 15,4% e 23,5% respectivamente. Carrapatos coletados portavam R. parkeri e uma nova espécie filogeneticamente relacionada a R. tillamookensis, com 99,7-100% similaridade. Destaca-se a identificação inédita da R. tillamookensis no Brasil, ressaltando a importância da vigilância epidemiológica na prevenção da Febre Maculosa Brasileira.
A comunidade acadêmica e científica parabeniza a Professora Paludo por essa conquista notável e espera que seu trabalho continue inspirando futuras gerações de pesquisadores na área da Medicina Veterinária e Ciência Animal.