A docente do curso de Educação Física, professora Lorena Cristina Curado Lopes, acaba de ter um artigo aceito na revista Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, que é avaliada com Qualis A1.

O artigo intitulado “ Intradialytic resistance training improves functional capacity and lean mass gain in hemodialysis patients: a randomized pilot trial” é um dos frutos do estudo de mestrado da docente, um ensaio clínico randomizado, no qual pacientes realizavam protocolo de treinamento de força durante sessão de hemodiálise, com intuito de atenuar, ou mesmo reverter a perda de massa muscular e capacidade funcional comum nos pacientes deste tipo de tratamento.

O estudo mostrou que após a implementação do treinamento nas sessões de hemodiálise, os pacientes aumentaram a massa muscular, capacidade funcional e reduziram sintomas de dor, indicando que o exercício físico pode ser uma importante ferramenta para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. O estudo contou com a colaboração de pesquisadores da UFG, UNESP, e UCB. Todos que tiverem interesse em conhecer mais sobre o assunto, dentro de algumas semanas o artigo estará disponível no PUBMED.