É com grande satisfação que a UNIFIMES anuncia a publicação da obra “Educação Inclusiva e Transformação: Práticas e Políticas para uma Escola Acessível”, lançada pela Editora CRV (2025). O livro é resultado de um importante percurso formativo voltado à qualificação de gestores da rede pública de educação, reunindo contribuições de docentes e especialistas comprometidos com uma educação mais justa e acessível.

A Professora Doutora Samantha Ferreira da Costa Moreira, da UNIFIMES, em parceria com a Universidade Federal de Jataí (UFJ), participa como autora do Capítulo IV – “Deficiências e Acessibilidades”, contribuindo de forma significativa para o debate sobre práticas inclusivas e políticas educacionais voltadas à acessibilidade.

A publicação é fruto do Curso de Formação Continuada em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para Gestores, ofertado pela UFJ, em parceria com a Pró-Rreitoria de Extensão e Cultura (PROECE), a Faculdade de Educação (FE), o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e o Ministério da Educação (MEC). A iniciativa reforça o compromisso institucional com uma educação pública inclusiva, ética e transformadora.

O livro aborda os principais marcos legais da Educação Especial e oferece reflexões pedagógicas, práticas reais e estratégias para a remoção de barreiras atitudinais, estruturais e pedagógicas.

Entre os temas discutidos na obra, destacam-se:

  • Direitos Humanos e Cidadania

  • Marcos Legais da Educação Inclusiva

  • Colaboração entre professores

  • Deficiências e acessibilidades

  • Políticas de financiamento da educação

  • Gestão educacional e pesquisa aplicada

A publicação consolida um importante avanço no fortalecimento da formação docente e da gestão educacional inclusiva, reafirmando o compromisso das instituições envolvidas com a promoção de uma escola acessível a todos.