A professora Maria Eduarda Heib Sala, docente do curso de Medicina da Unifimes, publicou recentemente um artigo intitulado “BNCC e a educação de alunos com TEA” na prestigiada revista IOSR Journals – International Organization of Scientific Research, classificada com Qualis A2.
O artigo analisa as perspectivas e práticas inclusivas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa descritiva e qualitativa envolveu 15 profissionais da educação e identificou desafios significativos na inclusão, como falta de formação continuada e recursos pedagógicos adequados.
No entanto, a pesquisa também destacou experiências exitosas resultantes do acolhimento institucional, colaboração entre profissionais e personalização de estratégias didáticas.
A conclusão do estudo aponta para a necessidade de fortalecer políticas públicas, investir na formação docente e implementar efetivamente as diretrizes da BNCC nas escolas para garantir a inclusão de alunos com autismo.