O professor doutor e pós-doutor Marcelo Máximo Purificação, defendeu no último dia 24/02/2022 seu segundo doutoramento pela Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/RS na área de Ensino (Educação Matemática e Tecnologias). O pesquisador desenvolveu seu estudo estruturado no modelo teórico desenvolvido pelos americanos Mishra e Koehler em 2006 do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo – TPACK (sigla em inglês para Technological Pedagogical Content Knowledge) modelo teórico formulado para entender e descrever os tipos de conhecimentos necessários a um professor para a prática pedagógica efetiva em um ambiente de aprendizagem equipado com tecnologia. A banca avaliadora foi constituída por professores das seguintes instituições: Univates, Universidade do Algarve – Portugal e Universidade da Madeira – Portugal.

O estudo foi desenvolvido no Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, com uma turma do Curso de Pedagogia (18 alunos) no período de 2018-2020. Para desenvolvimento do estudo o pesquisador integrou o ensino, a pesquisa e a extensão em uma prática educativa/formativa. No ensino, utilizou de observações realizadas nas disciplinas: Fundamentos e Teoria do Ensino da Matemática da Educação Infantil aos anos iniciais e Didática (2018/2019). A extensão, estruturou a prática educativa – Curso de Formação – desenvolvido a partir do projeto de extensão (Processos Educativos), 2020 que utilizou parte do arcabouço teórico do projeto de pesquisa (A utilização das tecnologias na formação inicial de professores do Curso de Pedagogia do UNIFIMES – Goiás, com foco no saber matemático) 2019-2020.

À guisa de conclusão, o pesquisador afirma que: O modelo TPACK proposto no estudo, além de proporcionar uma nova perspectiva de conhecimento aos futuros professores de Matemática dos anos iniciais, se mostrou um artefato eficaz para o desenvolvimento do conhecimento matemático de seus futuros alunos, com possibilidade de preenchimento nas lacunas que existem na aprendizagem da Matemática com a tecnologia.

O incansável pesquisador, sinaliza que trabalha em passos largos para integrar até dezembro de 2022, o terceiro doutoramento, na área da Educação, que vem sendo desenvolvido na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/RS.