O estudo intitulado: “Diretivas antecipadas da vontade: autonomia do paciente e segurança profissional” foi publicado no primeiro semestre do corrente ano (2023) na revista de Bioética. A revista de Bioética possui indexadores como Lilacs, Scielo e Scopus e proporciona um espaço eficiente para a propagação de ciência e discussões éticas vinculadas à vida.

O estudo apresentado e publicado contou com a participação de grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e foi conduzido por Pesquisador do Curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros, Unifimes, Dr. Wellington Francisco Rodrigues.

O estudo, tratou se de uma abordagem secundária, e teve como principal objetivo discorrer sobre a bioética no sentido de promover e assegurar a dignidade do paciente de uma forma segura, que obedeça a sua tomada de decisão, seguindo normativas e protocolos que garantam o cumprimento dessa vontade, e trazendo também a segurança para equipe assistencial.

A abordagem garantiu discorrer sobre importantes pontos e de forma geral concluiu que há a ausência de consenso no meio jurídico por dificuldades para a regulamentação que explicite regras para elaboração de modelo brasileiro de diretivas antecipadas de vontade que possa ser anexado ao prontuário médico do paciente. Assim, considera-se que não basta garantir ao indivíduo o direito de manifestar sua vontade, é preciso, ainda, a certeza de que esta será cumprida, e gerar segurança por parte dos profissionais de saúde envolvidos, familiares e paciente. Além disso, é fundamental que os profissionais tenham pleno conhecimento do assunto para orientar e informar corretamente seus pacientes.

Desta forma os autores do estudo abordam a necessidade para a ampliação das discussões acerca da temática, com ênfase na realidade brasileira.

O estudo pode ser encontrado na integra no “link” abaixo: