O professor Adjunto no Centro Universitário de Mineiros – UNFIMES, Dr. Marcelo Máximo Purificação, apresentou durante visita técnica a Portugal o Relatório Final do seu Estágio Pós-Doutoral [Interfaces entre o Sistema de Ensino Superior Brasileiro e o Português: Desafios na Formação de Professores] desenvolvido na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Durante o período do estágio (2014/2 a 2016/1), o investigador foi orientado pela Drª Teresa Pessoa da FPCE/UC, que em 22/07/2016 emitiu parecer aprovando o relatório. “Parabéns professor, o senhor trabalhou muito” afirma Drª Teresa Pessoa. Durante o estágio a dupla (orientando/orientadora) produziram vários artigos que foram publicados em revistas e livros de atas no Brasil e em Portugal, apresentou trabalhos em Congressos Nacionais e Internacionais, publicaram quatro capítulos de livros, pôsteres, resumos expandidos e juntos fizeram uma orientação de doutorado. O investigador disse a orientadora que “cresceu muito trabalhando com a parceria e prometeu continuar utilizando da sua ‘hiperatividade’ [como ficou conhecido- o investigador hiperativo: rápido e prático] em prol de novas publicações acerca da temática Formação de Professores, com ela Teresa Pessoa. E sinaliza para sua nova pesquisa que será desenvolvida (2016/2 a 2018/1) na Escola Superior de Educação em Coimbra/ESEC, abordando as questões de Identidade Cultural e de Gênero nos Cursos de Formação de Professores da Unifimes/Brasil e da ESEC/Portugal. Para esse novo desafio será conduzido pela Drª Filomena Teixeira [ESEC/CIDTFF –U. Aveiro).

A Unifimes parabeniza o professor Dr. Marcelo Máximo por mais essa conquista e pelas pesquisas desenvolvidas.