Leandro Jorge Duclos da Costa – campeão mundial de natação nos 200 metros costas nos jogos Pan-Americanos de 1999 em Winnipeg defendeu no último dia 16 de maio de 2016, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, sua tese de doutoramento. O jovem doutor foi orientado pela professora Doutora Maria Teresa Ribeiro Pessoa (Universidade de Coimbra-Portugal) e pelo professor Doutor Marcelo Máximo Purificação (UNIFIMES/Brasil) – ambos designados pelo Conselho Científico da Universidade de Coimbra. A tese intitulada – Formação de Professores de Educação Física na Modalidade a Distância Online: Desafios e Perspectivas para Região do Baixo Amazonas  objetivou compreender, de forma fundamentada, como são construídas as ações didáticas que envolvem o curso de Educação Física na modalidade a distância oferecido pela Universidade Federal do Amazonas, no Campus do município de Parintins-AM. Encantado com a defesa, o júri (a banca), o aprovou com distinção por unanimidade. Emocionado, o jovem doutor não poupou elogios e agradecimentos aos orientadores.  No Brasil, o professor Marcelo Purificação parabeniza Leonardo pelo sucesso da defesa e agradece a Universidade de Coimbra pela confiança nele depositada e a professora Teresa Pessoa, pelo sucesso da parceria.