O 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA11) vai realizar-se em Lisboa, nos dias 2 a 4 de julho de 2020, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O CIEA11 será organizado pelo Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa).

Desde 1991 e ao longo de dez edições, o Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA) constituiu-se como um espaço singular de encontro, partilha e questionamento sobre a produção académica ibérica e internacional no domínio dos Estudos Africanos. O CIEA10 realizou-se em Granada, em janeiro de 2018, e foi organizado pelo AFRICAInEs: Investigación y Estudios Aplicados al Desarollo, Universidade de Granada.

O 11º CIEA adota como lema: Trânsitos Africanos no Mundo Global: História e Memórias, Heranças e Inovações.

O Professor Dr. José Humberto Rodrigues dos Anjos da Unifimes, e a Professora Drª Cláudia Coelho da Unemat estarão a frente do Paniel 34 – Poéticas do existir: escrevivências do povo negro na literatura e em outras artes, no qual tem o objetivo de reunir trabalhos que tenham como ponto de partida o fenômeno da escrevivência, proposto pela poeta negra Conceição Evaristo (2008) como uma maneira na qual se escrevem os corpos, as condições humanas, bem como as experiências do povo negro.

Funcionamento do 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos – CIEA11

• O Programa do CIEA11 inclui sessões plenárias – 3 oradores principais e 3 mesas-redondas – e sessões simultâneas de painéis propostos pelos participantes sob o tema do Congresso: Trânsitos Africanos no Mundo Global: História e Memórias, Heranças e Inovações.
• Está prevista uma sessão plenária final para discutir a criação de uma Associação Ibérica de Estudos Africanos.
• Será divulgado em breve um Programa Cultural.