Marcelo Máximo Purificação é professor concursado da Unifimes desde 2014. Possui formação multidisciplinar com licenciatura em: Matemática, Pedagogia, Ciências Sociais e Filosofia, e bacharelado em Teologia. Professor Marcelo é especialista em: Docência do Ensino Superior; Matemática e em Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior. Possui mestrado em Ciências da Educação e mestrado em Teologia.
O primeiro doutorado foi em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás, 2010-2014), área de concentração: Religião, Cultura e Sociedade. O segundo doutorado foi em Ensino (Matemática e Tecnologia), pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES – 2018-2022), área de concentração: Alfabetização Científica e Tecnológica e, no último dia 16 de maio de 2023, defendeu o terceiro doutoramento, na área da Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2020-2023), concentração: Estudos Culturais, linha – Currículo, ciências e tecnologias.
O professor Marcelo Máximo é pós-doutor em Educação Superior e Políticas Educacionais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – FPCE-UC-Portugal (2016) e em Formação de Professores, Identidade e Gênero pelo Instituto Politécnico da Escola Superior de Educação de Coimbra – IP-ESEC-Portugal (2021).
O professor Marcelo Máximo, hoje, pesquisa e escreve em dois eixos temáticos – I PROCESSOS EDUCATIVOS: Formação de Professores, Políticas Educacionais, Currículo, Educação Matemática, Desenvolvimento Profissional, Ensino e Tecnologia. II DIVERSIDADE: Estudos Culturais, Identidade, Representação, Gênero, Violência, Negritude, juventude, Religiosidade e Cultura.
Países em que esteve presente para atividades acadêmicas e técnicas e/ou manteve vínculos em trabalhos científicos: Argentina, Alemanha, Colômbia, Cuba, Espanha, Itália, Panamá, Paraguai, Portugal, México, Moçambique e Uruguai.