A primeira palestra da XX Semana do Calouro foi proferida pela Profª Márcia de Paula – graduada em Agronomia, ministra aulas na FIMES há 13 anos e, é conhecida pelo trabalho junto à Agência Rural – com o tema: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO SUPERIOR PARA O MERCADO DE TRABALHO.
     Entusiasmada Profª Márcia destacou que "esta é a primeira vez que a FIMES realiza uma Semana do Calouro a altura de seus novos acadêmicos, parabéns aos organizadores e idealizadores e parabéns a vocês que compraram esta idéia e estão aqui".
     Durante cinqüenta (50) minutos, Profª Márcia destacou as transformações do trabalho nos últimos cem (100) anos, lembrando dos avanças tecnológicos que o acompanham.
     "Hoje todos nós temos celulares; recebemos mensagens online, instantâneas; nosso contato com as máquinas é intenso; eu fiz a minha faculdade de agronomia sem precisar de computador, hoje nós temos laboratórios para acesso à internet".
     Outro aspecto destacado foi as ONDAS DE DESENVOLVIMENTO estudadas por Alvin Toffler: "a primeira onda identificada foram as transformações agrícolas, o domínio da terra; a segunda onda se concentrou na era da industrialização, onde o capital dominante eram os bens de consumo; a terceira onde se caracterizou pelo conhecimento; observa-se que a distância temporal entre as ondas vem diminuindo sensivelmente, demonstrando a velocidade com que o desenvolvimento tecnológico cresce, afetando também as relações de trabalho" explico Profª Márcia.
      "Tendo em vista tudo isso que falamos, o Ensino Superior têm uma importância significativa na qualificação dos profissionais para o mercado de trabalho, isto porque as exigências são maiores. Cabe ao novo acadêmico entender desde o primeiro semestre esta importância para assumir com responsabilidade esta nova etapa de sua formação profissional" finalizou Profª Márcia.