A terceira edição do Congresso Internacional de Psicologia – CIPsi, e da IX SEMANA CIENTÍFICA, reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, acadêmicos de psicologia e áreas afins, profissionais dos campos da saúde, da educação e, de modo amplo, das áreas de humanas, promovendo aquilo que era um dos principais objetivos do Congresso: a interlocução entre setores distintos do saber humano para construir um conhecimento interdisciplinar.
O III CIPsi pretende aprofundar e consolidar esse diálogo diversificado, tornando sua marca a preocupação em vencer barreiras que sectarizam o conhecimento, perdendo de vista o crescente reconhecimento da interdependência dos múltiplos fenômenos que compõem a realidade.
O congresso acontecerá na cidade de Maringá no Paraná nos dias 18 a 21 de setembro de 2007. O mesmo será sediado pela UEM (Universidade Estadual do Paraná).
A apresentação do trabalho da Profª Jenete Vilela será no dia 21 de setembro às 13h30min, com duração de duas (02) horas para apresentação e discusão do trabalho: O ASSÉDIO MORAL ENTRE PROFESSORES E ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: UMA CADEIA DE CONSTRANGIMENTOS E HUMILHAÇÕES.
"O trabalho foi apresentado em conjunto com um colega e com o meu orientador: Henrique Carivaldo de Miranda Neto – Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, Dr. José Augusto Dela Coleta – Centro Universitário do Triângulo – UNITRI. Assim, estarei levando o nome da FIMES neste congresso, pois estou inscrita como professora desta Instituição. Quando fiquei sabendo que o trabalho tinha sido aprovado foi só emoção, pois é a primeira vez que me apresento num congresso desta magnitude" afirmou Profª Jenete.

Abaixo apresentamos o resumo do da Dissertação de Mestrado da Profª Jenete Vilela Souza – Faculdades Integradas de Mineiros – FIMES.

Resumo
Este trabalho apresenta resultados de duas pesquisas destinadas a identificar situações de humilhação e constrangimento nas relações entre professores e estudantes universitários. Valendo-se de uma adaptação da técnica dos incidentes críticos, foram obtidos relatos em que alunos foram assediados moralmente por seus professores e outros em que os estudantes humilharam os docentes. O primeiro estudo, conduzido junto a 1.132 estudantes universitários, de diferentes IES, identificou 1.014 relatos de situações de humilhação perpetradas pelos professores a seus alunos, que foram reunidas em 12 categorias de comportamentos com diferentes freqüências de relatos. O segundo estudo, usando metodologia bastante semelhante, recolheu dados junto a 3.412 alunos e 453 professores universitários, identificando 602 relatos de situações de humilhação perpetradas pelos alunos a seus professores, em mais de uma dezena de IES, de três estados diferentes. Os comportamentos contidos nos relatos, após análise de conteúdo, foram reunidos em 13 categorias, com diferentes freqüências. A análise dos dados permitiu aos autores formular uma série de considerações sobre a situação de trabalho e ensino no atual momento da universidade brasileira.

Palavras-chave: assédio moral, estudante universitário, professor universitário.

III CONGRESSO INTENACIONAL DE PSICOLOGIA E IX SEMANA CIENTÍFICA

Comissão organizadora da UEM:

Ms. Jorge Manoel Mendes Cardoso
Drª. Lucia Cecília da Silva